Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Lopes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13213
Resumo: O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar o trabalho desenvolvido durante todo o estágio pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de escolas do Fundão. O primeiro capítulo diz respeito à Intervenção Pedagógica através da qual adquiri competências e experiência na minha formação enquanto docente e onde pude pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica. Neste capitulo é descrita a contextualização da escola e todo o processo de intervenção e reflexão junto de uma turma de 10º ano, uma do 6º ano, desporto escolar e direção de turma. O segundo capitulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário. Este estudo foi realizado junto de 58 alunos dos 3 anos de escolaridade que integram o Ensino Secundário, recorrendo às classificações oficiais lançadas em pauta dos alunos que integram a amostram, assim como a dados alcançados pelos mesmos nos testes do IMC, Vaivém e Flexões de Braços da bateria de testes do FITescola, sendo os dados utilizados referentes ao 1º e 2º períodos. Os resultados obtidos demonstram que aproximadamente 1 em cada 4 alunos se encontra classificado como obeso ou em situação de sobrepeso e que alunos que se encontrem dentro da zona saudável (ZS), em cada um dos 3 testes, apresentam mais sucesso escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física.
id RCAP_d74cb8974817720f4629e31839585e44
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino SecundárioRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoAptidão FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoObesidadeSucesso EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar o trabalho desenvolvido durante todo o estágio pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de escolas do Fundão. O primeiro capítulo diz respeito à Intervenção Pedagógica através da qual adquiri competências e experiência na minha formação enquanto docente e onde pude pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica. Neste capitulo é descrita a contextualização da escola e todo o processo de intervenção e reflexão junto de uma turma de 10º ano, uma do 6º ano, desporto escolar e direção de turma. O segundo capitulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário. Este estudo foi realizado junto de 58 alunos dos 3 anos de escolaridade que integram o Ensino Secundário, recorrendo às classificações oficiais lançadas em pauta dos alunos que integram a amostram, assim como a dados alcançados pelos mesmos nos testes do IMC, Vaivém e Flexões de Braços da bateria de testes do FITescola, sendo os dados utilizados referentes ao 1º e 2º períodos. Os resultados obtidos demonstram que aproximadamente 1 em cada 4 alunos se encontra classificado como obeso ou em situação de sobrepeso e que alunos que se encontrem dentro da zona saudável (ZS), em cada um dos 3 testes, apresentam mais sucesso escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física.This report is divided into two chapters and aims to relate the work developed during the pedagogical internship developed throughout the 2021/2022 schoolar year in the Fundão Schools Association. The first chapter concerns the Pedagogical Intervention through which I acquired skills and experience in my training as a teacher and where I was able to put into practice all the knowledge acquired until then, through my academic training. This chapter describes the context of the school and the entire process of intervention and reflection with a 10th grade class, a 6th grade class, school sports and class management. The second chapter concerns Pedagogical Research and Innovation, where the research theme was developed, which aims to study Physical Fitness, Obesity and Academic Achivement in High School. This study was carried out with 58 students from the 3 years of schooling who are part of High School, using the official released grades of the students who are part of the sample, as well as data obtained by them in the BMI, Vaivém and Flexões de Braços tests of the FITescola test battery, with the data used referring to the 1st and 2nd periods. The results obtained show that approximately 1 in 4 students is classified as obese or overweight and that students who are within the healthy zone (ZS), in each of the 3 tests, present more academic achievement in the subjects of Portuguese, Mathematics and Physical Education.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCosta, Rodrigo Lopes da2023-02-22T14:13:24Z2022-12-072022-10-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13213TID:203226399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:41.397450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
spellingShingle Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
Costa, Rodrigo Lopes da
Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Obesidade
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
title_full Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
title_fullStr Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
title_full_unstemmed Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
title_sort Estudo da Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário
author Costa, Rodrigo Lopes da
author_facet Costa, Rodrigo Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodrigo Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Obesidade
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Obesidade
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório encontra-se dividido em dois capítulos e tem como objetivo relatar o trabalho desenvolvido durante todo o estágio pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de escolas do Fundão. O primeiro capítulo diz respeito à Intervenção Pedagógica através da qual adquiri competências e experiência na minha formação enquanto docente e onde pude pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica. Neste capitulo é descrita a contextualização da escola e todo o processo de intervenção e reflexão junto de uma turma de 10º ano, uma do 6º ano, desporto escolar e direção de turma. O segundo capitulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a Aptidão Física, Obesidade e Sucesso Escolar no Ensino Secundário. Este estudo foi realizado junto de 58 alunos dos 3 anos de escolaridade que integram o Ensino Secundário, recorrendo às classificações oficiais lançadas em pauta dos alunos que integram a amostram, assim como a dados alcançados pelos mesmos nos testes do IMC, Vaivém e Flexões de Braços da bateria de testes do FITescola, sendo os dados utilizados referentes ao 1º e 2º períodos. Os resultados obtidos demonstram que aproximadamente 1 em cada 4 alunos se encontra classificado como obeso ou em situação de sobrepeso e que alunos que se encontrem dentro da zona saudável (ZS), em cada um dos 3 testes, apresentam mais sucesso escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-10-07
2022-12-07T00:00:00Z
2023-02-22T14:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13213
TID:203226399
url http://hdl.handle.net/10400.6/13213
identifier_str_mv TID:203226399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414813650944