A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alda Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10965
Resumo: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunosEducação inclusivaInterações entre paresPerturbação do espectro do autismoEstratégias de ensinoInclusive educationPeer interactionsAutism spectrum disordersTeaching strategiesRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se o âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, este trabalho tenciona descrever e analisar reflexivamente o período de observação, intervenção e de avaliação pedagógica desenvolvidos nos contextos de 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB a prática de ensino supervisionada desenrolou-se numa turma de 2.º ano de escolaridade, numa instituição de ensino privada, localizada na grande Lisboa. Já no 2.º CEB decorreu numa instituição de ensino pública, situada na área metropolitana e Lisboa, numa turma de 6.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, este relatório incorpora um estudo, realizado no contexto da mesma unidade curricular, intitulado “A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunos”. Este estudo incide na análise das interações ente pares, na turma do 1.º CEB onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Esta temática acarreta uma grande importância para a autora, uma vez que a participação em contextos inclusivos tem sido bastante frequente, considerando os seus princípios muito interessantes e desafiadores. Os objetivos que se encontram na base deste estudo enumeram por: (i) Caraterizar as interações entre pares na turma, (ii) Comparar as perspetivas dos alunos com a dos professores sobre relações entre pares, (iii) identificar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor, na sala de aula, que promovem uma relação positiva entre pares. Em concordância com o objeto do estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, como técnica de recolha de dados. Para o tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo pormenorizada de cada entrevista realizada. Também foi utilizada a observação direta, participante e não participante, mas de uma forma menos significante. Com a análise dos resultados é possível concluir que os alunos da turma em questão interagem entre si, estabelecendo redes sociais e, consequentemente, relações de amizade. Relativamente ao aluno diagnosticado com perturbações do espectro do autismo, este encontra-se incluído no grupo turma e é evidente uma relação de amizade recíproca com os colegas.ABSTRACT This report falls within the scope of the Supervised Teaching Practice II course, the Master in Teaching of the 1 Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2 Cycle of Basic Education (CBE). In the first phase, this work intends to describe and reflectively analyze the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the 1 and 2 CBE contexts. In the 1 CBE the supervised teaching practice took place in a 2 year class, in a private educational institution, located in the greater Lisbon. Already in the 2nd CBE took place in a public education institution, located in the metropolitan area and Lisbon, in a class of 6th grade. In a second phase, this report incorporates a study, carried out in the context of the same curricular unit, entitled "Inclusive education in school - interactions between students". This study focuses on the analysis of peer interactions in the 1 CBE class where supervised teaching was performed. This theme is of great importance to the author, since participation in inclusive contexts has been quite frequent, considering its very interesting and challenging principles. The objectives underlying this study are to: (i) characterize peer interactions in the class, (ii) compare students 'and teachers' perspectives on peer relations, (iii) identify the teaching strategies used by teacher in the classroom who promote a positive peer relationship. In accordance with the object of the study, a qualitative methodology was used, using semi-structured interviews, as a data collection technique. For data processing, we used the detailed content analysis of each interview. It was also used direct observation, participant and non-participant, but in a less significant way. With the analysis of the results it is possible to conclude that the students of the class in question interact with each other, establishing social networks and, consequently, friendship relations. Regarding the student diagnosed with autism spectrum disorders, this is included in the class group and a relationship of mutual friendship with peers is evident.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Francisco Vaz daRCIPLMoreira, Alda Rodrigues2020-01-09T11:42:30Z2019-12-182019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10965TID:202349080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.833346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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