O impacto da implementação de um ERP na qualidade da informação da gestão: o caso da Empark Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Filipa Sofia Próspero de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4690
Resumo: O mundo empresarial vive actualmente uma época de transformação, complexidade e evolução devido a fenómenos como a globalização, a evolução tecnológica e novos modelos de Gestão adaptados às novas realidades económicas. Cada vez as necessidades de informação são maiores e tornou-se mandatório as empresas adaptarem os seus processos de negócio e adoptarem uma postura de constante aprendizagem e antecipação, de maneira a serem cada vez mais competitivas e não perderem o seu lugar no mercado. Todos estes fenómenos obrigam os gestores a saber lidar com a complexidade e com processo de tomada de decisão num curto espaço de tempo, que podem resultar em ganhos ou perdas significativas para as suas empresas. Foi assim que os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) surgiram como uma solução para apoiar as empresas a melhorar a produtividade e ganhar competitividade através do uso de TI, nomeadamente através de uma visão integrada oferecida pelo sistema e que garante maior eficiência e eficácia dos processos empresariais e a rápida e fiável disponibilização de informação com qualidade em tempo real para a tomada de decisões de Gestão. Este trabalho pretende analisar e compreender o impacto da adopção de um sistema ERP numa multinacional em Portugal, a Empark, ao nível da qualidade da informação de Gestão. O estudo de caso foi suportado por um questionário, com o objectivo de, por um lado, identificar as características da informação de Gestão mais valorizadas, pelos key users e, por outro, concluir sobre o impacto da adopção do ERP sobre a informação de gestão.
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