O impacto da implementação de um ERP na qualidade da informação da gestão: o caso da Empark Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4690 |
Resumo: | O mundo empresarial vive actualmente uma época de transformação, complexidade e evolução devido a fenómenos como a globalização, a evolução tecnológica e novos modelos de Gestão adaptados às novas realidades económicas. Cada vez as necessidades de informação são maiores e tornou-se mandatório as empresas adaptarem os seus processos de negócio e adoptarem uma postura de constante aprendizagem e antecipação, de maneira a serem cada vez mais competitivas e não perderem o seu lugar no mercado. Todos estes fenómenos obrigam os gestores a saber lidar com a complexidade e com processo de tomada de decisão num curto espaço de tempo, que podem resultar em ganhos ou perdas significativas para as suas empresas. Foi assim que os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) surgiram como uma solução para apoiar as empresas a melhorar a produtividade e ganhar competitividade através do uso de TI, nomeadamente através de uma visão integrada oferecida pelo sistema e que garante maior eficiência e eficácia dos processos empresariais e a rápida e fiável disponibilização de informação com qualidade em tempo real para a tomada de decisões de Gestão. Este trabalho pretende analisar e compreender o impacto da adopção de um sistema ERP numa multinacional em Portugal, a Empark, ao nível da qualidade da informação de Gestão. O estudo de caso foi suportado por um questionário, com o objectivo de, por um lado, identificar as características da informação de Gestão mais valorizadas, pelos key users e, por outro, concluir sobre o impacto da adopção do ERP sobre a informação de gestão. |
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O impacto da implementação de um ERP na qualidade da informação da gestão: o caso da Empark PortugalTecnologias de informaçãoERPQualidade de informaçãoInformação de gestãoITInformation qualityManagement informationO mundo empresarial vive actualmente uma época de transformação, complexidade e evolução devido a fenómenos como a globalização, a evolução tecnológica e novos modelos de Gestão adaptados às novas realidades económicas. Cada vez as necessidades de informação são maiores e tornou-se mandatório as empresas adaptarem os seus processos de negócio e adoptarem uma postura de constante aprendizagem e antecipação, de maneira a serem cada vez mais competitivas e não perderem o seu lugar no mercado. Todos estes fenómenos obrigam os gestores a saber lidar com a complexidade e com processo de tomada de decisão num curto espaço de tempo, que podem resultar em ganhos ou perdas significativas para as suas empresas. Foi assim que os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) surgiram como uma solução para apoiar as empresas a melhorar a produtividade e ganhar competitividade através do uso de TI, nomeadamente através de uma visão integrada oferecida pelo sistema e que garante maior eficiência e eficácia dos processos empresariais e a rápida e fiável disponibilização de informação com qualidade em tempo real para a tomada de decisões de Gestão. Este trabalho pretende analisar e compreender o impacto da adopção de um sistema ERP numa multinacional em Portugal, a Empark, ao nível da qualidade da informação de Gestão. O estudo de caso foi suportado por um questionário, com o objectivo de, por um lado, identificar as características da informação de Gestão mais valorizadas, pelos key users e, por outro, concluir sobre o impacto da adopção do ERP sobre a informação de gestão.Nowadays, the business world lives an era of transformation, complexity and evolution due to phenomena such as globalization, technological evolution and new management models adapted to the new economic realities. Each and every day the information needs are greater and it has become mandatory for companies to adapt their business processes and adopt an attitude of constant learning and anticipation, in order to be ever more competitive and not lose their position in the market. All these phenomena force managers to know how to deal with complexity and decision-making processes in a short amount of time which, in turn, can signify wins or losses for their companies. That is how the Enterprise Resource Planning (ERP) systems came about as a solution to support companies in the improvement of their productivity and winning competitiveness through the use of Information Technology, namely, through an integrated view offered by the system, which guaranties a company’s improved efficiency and effectiveness and a faster and more reliable availability to information with quality in real time for the management making-decision. The aim of this work is to analyze and understand the impact of the adoption of an ERP system in a multinational company in Portugal, Empark, in terms of the quality of management information. The case study was carried out based on a questionnaire with the goal of, on one hand, identifying the most valuable management information characteristics by the key users and, on the other hand, accomplishing about the impact of the ERP adoption’ on the management information.2013-02-28T20:57:32Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4690porSoares, Filipa Sofia Próspero de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:02.658940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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