Vamos brincar? A importância do brincar na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Ana Sofia Conde Encantado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30624
Resumo: Este projeto de investigação tem como tema: “A importância do Brincar na Creche e no Jardim de Infância” e tem como principal objetivo compreender e promover o brincar como atividade principal e direito das crianças, nestes dois contextos pedagógicos. Assim, tentei perceber como estava organizado o ambiente pedagógico, desde o espaço de sala e do exterior até à rotina diária, de modo a otimizar o brincar nas salas de creche e jardim de infância. Neste sentido, tive a oportunidade de compreender e interpretar os sentidos pedagógicos e as estratégias utilizadas pelas educadoras cooperantes relativamente a este tema. Esse foi também um ponto fulcral para entender de que modo poderia promover ainda mais a brincadeira tanto em creche como em jardim de infância. Relativamente ao estudo em questão, este foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e ocorreu em quatro momentos de estágio, três em sala de creche e um em sala de jardim de infância. Para a elaboração desta investigação foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa e também de investigação-ação. Dessa forma, a recolha da informação foi realizada através de observações, vídeos, fotografias e anotações, que fui registando ao longo dos estágios e que foram obtidos através de experiências e vivências que ocorreram nos mesmos. A elaboração de um inquérito por questionário permitiu-me ter uma visão mais clara das conceções das educadoras relativamente ao brincar. Todas as intervenções realizadas, analisadas e interpretadas nesta investigação tiveram como finalidade principal promover a brincadeira das crianças, dando-lhes a possibilidade de explorarem diferentes materiais e criarem novas aprendizagens através de interações quer com os materiais, quer com outras crianças e com os adultos, o que lhes permite desenvolverem-se emocional, física, social e cognitivamente.
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