Transposição do ensino presencial para o digital: desafios contemporâneos em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jimmy
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Spohr, Martina, Blank, Thaís, Fonseca, Vivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2911
Resumo: O surto do novo coronavírus foi declarado pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020 como uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. A pandemia do novo coronavirus SARS-CoV 2  afetou o funcionamento das instituições e mudou as dinâmicas das relações sociais. Considerando o contexto de isolamento social e as restrições de mobilidade urbana impostas pela necessidade de confinamento, o presente trabalho busca apresentar detalhes do esforço de adequação e mudança do formato presencial para o ambiente digital no ensino de graduação de bacharelado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. O trabalho considera a experiência de uma instituição privada em uma grande capital brasileira com menos de cem alunos matriculados e traz uma reflexão sobre os principais acontecimentos decorridos durante a transformação.
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spelling Transposição do ensino presencial para o digital: desafios contemporâneos em tempos de pandemiaTransposition of face-to-face teaching to the digital: contemporary challenges in time of pandemicArtigosO surto do novo coronavírus foi declarado pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020 como uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. A pandemia do novo coronavirus SARS-CoV 2  afetou o funcionamento das instituições e mudou as dinâmicas das relações sociais. Considerando o contexto de isolamento social e as restrições de mobilidade urbana impostas pela necessidade de confinamento, o presente trabalho busca apresentar detalhes do esforço de adequação e mudança do formato presencial para o ambiente digital no ensino de graduação de bacharelado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. O trabalho considera a experiência de uma instituição privada em uma grande capital brasileira com menos de cem alunos matriculados e traz uma reflexão sobre os principais acontecimentos decorridos durante a transformação.The outbreak of the new coronavirus was declared by the World Health Organization on the 30th of January of 2020 as a “Public Health Emergency of International Concern”. The pandemic of the new coronavirus SARS-CoV-2 affected the functioning of institutions and changed the dynamics of social relations. In light of this context, the present paper seeks to describe in detail the efforts of adaptation and change that took place in a private institution of undergraduate education in Social Sciences from the face-to-face format to the digital environment. The account provided in this paper is based on the experience of a private institution in a large Brazilian capital with fewer than 100 students enrolled, which in practice can be more effective. For this, the paper reflects on the main events that took place during the transformation.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2911por2184-562XMedeiros, JimmySpohr, MartinaBlank, ThaísFonseca, Vivianinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:56Zoai:journals.uminho.pt:article/2911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.740520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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