A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Hugo Filipe Barra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1405
Resumo: Mestrado Marketing Relacional
id RCAP_da4734dfcfe1b1b8461cede48a05fa86
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SAImagem da marcaPrestigio externo percebidoÉtica corporativaBenefícios simbólicosResponsabilidade social corporativaImagem corporativaConsumo de serviços de desportoMestrado Marketing RelacionalA importância que a imagem da marca assume atualmente em virtude da sua influência no desempenho global de uma marca não pode ser descurada, devendo assumir um papel central no trabalho de gestão da marca. Associações à marca fortes e distintivas influenciam as respostas dos consumidores aos produtos e serviços da marca. Este estudo analisa a influência de várias dimensões da imagem da marca (prestígio externo percebido, ética corporativa, benefícios simbólicos e responsabilidade social corporativa e imagem corporativa) na intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de serviços de desporto em geral, procurando identificar quais destas variáveis exercem um impacto significativo sobre as intenções de consumo de serviços de desporto. Com base numa amostra de 265 habitantes do concelho de Rio Maior e recorrendo a modelos estatísticos de regressão linear múltipla, concluiu-se que a responsabilidade social corporativa da Desmor influencia significativa e positivamente a intenção de consumo de serviços de desporto da Desmor e de consumo de serviços de desporto em geral. Este resultado verificou-se não só na amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média, como também na amostra com um grau de conhecimento da Desmor abaixo da média. Os resultados obtidos indicam ainda que a imagem corporativa da Desmor apenas influencia significativa e positivamente a intenção de consumo dos seus serviços de desporto e apenas no caso da amostra com um grau de conhecimento da Desmor acima da média. A partir destes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas à Desmor no sentido de melhorar a sua imagem de marca e contribuindo assim para o aumento do consumo de serviços de desporto pela população do concelho de Rio Maior.Ferreira, Alcina Teresa GasparIC-OnlineDinis, Hugo Filipe Barra2015-08-31T08:47:07Z2014-11-182015-08-202014-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1405TID:201169649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:00Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:03.033179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
title A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
spellingShingle A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
Dinis, Hugo Filipe Barra
Imagem da marca
Prestigio externo percebido
Ética corporativa
Benefícios simbólicos
Responsabilidade social corporativa
Imagem corporativa
Consumo de serviços de desporto
title_short A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
title_full A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
title_fullStr A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
title_full_unstemmed A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
title_sort A influência da imagem da marca na intenção de consumo de serviços de desporto : o caso DESMOR,EM,SA
author Dinis, Hugo Filipe Barra
author_facet Dinis, Hugo Filipe Barra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Alcina Teresa Gaspar
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Hugo Filipe Barra
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem da marca
Prestigio externo percebido
Ética corporativa
Benefícios simbólicos
Responsabilidade social corporativa
Imagem corporativa
Consumo de serviços de desporto
topic Imagem da marca
Prestigio externo percebido
Ética corporativa
Benefícios simbólicos
Responsabilidade social corporativa
Imagem corporativa
Consumo de serviços de desporto
description Mestrado Marketing Relacional
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-18
2014-11-18T00:00:00Z
2015-08-31T08:47:07Z
2015-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1405
TID:201169649
url http://hdl.handle.net/10400.8/1405
identifier_str_mv TID:201169649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956713533440