Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2731 |
Resumo: | Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil. |
id |
RCAP_da66055646c8ac9ddfedac59a19b313e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciaisFormação de professoresEnsino BásicoEnsino fundamental (Brasil)Ensino de ciênciasConceçõesEsta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil.Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Aparecida de Fátima Andrade daMarcondes, Maria Eunice RibeiroPaixão, Fátima2015-03-09T15:50:51Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2731porSILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784.978-989-704-188-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:59.036287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
title |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
spellingShingle |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais Silva, Aparecida de Fátima Andrade da Formação de professores Ensino Básico Ensino fundamental (Brasil) Ensino de ciências Conceções |
title_short |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
title_full |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
title_fullStr |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
title_sort |
Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais |
author |
Silva, Aparecida de Fátima Andrade da |
author_facet |
Silva, Aparecida de Fátima Andrade da Marcondes, Maria Eunice Ribeiro Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro Paixão, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aparecida de Fátima Andrade da Marcondes, Maria Eunice Ribeiro Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino Básico Ensino fundamental (Brasil) Ensino de ciências Conceções |
topic |
Formação de professores Ensino Básico Ensino fundamental (Brasil) Ensino de ciências Conceções |
description |
Esta investigação visou compreender as conceções de duas professoras sobre o ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema educativo do Brasil, a partir de questionários, entrevistas e vídeos de reuniões. As conceções de ensino-aprendizagem estão relacionadas com a perspetiva cognitivista. O conteúdo de Ciências é fundamental para estas professoras, para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes. Diferentes estratégias de ensino são utilizadas, desde aulas expositivas, experimentos, até visitas de estudo a outros espaços, integrando os conteúdos de maneira interdisciplinar. As conceções expressadas pelas duas professoras convergem para o discurso de inovação curricular presente em documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-09T15:50:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da ; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Concepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino de ciências para os anos iniciais. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 2768-2784. 978-989-704-188-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130800623452160 |