Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76071 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_dad2f6fefe380947f78dc024da213f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitivaStress and burnout in college students: mediator role of cognitive appraisalAvaliação cognitivaBurnoutCopingEstudantes universitáriosStressCognitive appraisalCollege studentsCopingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaEste estudo teve como objetivo analisar, longitudinalmente, a adaptação ao stress em estudantes do ensino superior, considerando o papel mediador da avaliação cognitiva primária (i.e., perceção de ameaça/desafio) e secundária (i.e., coping) na relação entre o stress e o burnout. Participaram 175 estudantes, com idades entre os 17 e os 42 anos (M = 21.19 anos; DP = 3.95), sendo 155 do sexo feminino (89%), 18 do sexo masculino (10%) e 2 não identificaram informação sobre o sexo (1%). O estudo decorreu em três momentos (Mto). O Mto1 incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Stress em Estudantes, a Escala de Avaliação Cognitiva e o Inventário de Coping Reduzido. Os Mto2 e Mto3 incluíram a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados indicaram que o stress e a avaliação cognitiva são preditores de burnout, obtendo-se um valor preditivo melhor quando a avaliação cognitiva mediou a relação stress - burnout. Os estudantes devem estar conscientes sobre o modo como percebem e lidam com as diferentes fontes de stress.The goal of this study was to analyse, longitudinally, the adaptation to stress in college students, considering the mediating role of primary (i.e., perception of threat/challenge) and secondary (i.e., coping) cognitive appraisal in the relationship between stress and burnout. The study included 175 students, aged between 17 and 42 years old (M = 21.19 years; SD = 3.95), of which 155 were female (89%), 18 male (10%) and 2 didn’t identify with any gender (1%). The study took place in three moments of data collection (Mt). Mt1 included the Sociodemographic Questionnaire, the Student Stress Questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale and the COPE inventory - Reduced. Mt2 and Mt3 included the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results indicated that stress and cognitive appraisal were predictors of burnout, obtaining a better predictive value when cognitive appraisal mediated relationship between stress and burnout. Students should be aware about the way they perceive and cope with stress.Gomes, A. RuiUniversidade do MinhoCouto, Adriana Filipa Alves do20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76071por202748227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:37.473283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva Stress and burnout in college students: mediator role of cognitive appraisal |
title |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
spellingShingle |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva Couto, Adriana Filipa Alves do Avaliação cognitiva Burnout Coping Estudantes universitários Stress Cognitive appraisal College students Coping Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
title_full |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
title_fullStr |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
title_full_unstemmed |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
title_sort |
Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva |
author |
Couto, Adriana Filipa Alves do |
author_facet |
Couto, Adriana Filipa Alves do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, A. Rui Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Adriana Filipa Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação cognitiva Burnout Coping Estudantes universitários Stress Cognitive appraisal College students Coping Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Avaliação cognitiva Burnout Coping Estudantes universitários Stress Cognitive appraisal College students Coping Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76071 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202748227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132562164023296 |