Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Sílvia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cabral, Ilídia, Alves, José Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31583
Resumo: Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
id RCAP_dafb416799f77e890d9d929df2f53c08
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duploSchool cultures, leadership and results: presentation of results of a double case studyLiderançasCultura de escolaSucesso escolarLeadershipSchool cultureSchool successMuitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.Many researchers, in some cases organized in international projects, have shown considerable empirical evidence that the quality of leadership and school culture can be important factors in explaining the variation in student outcomes between schools. The present study characterizes the role of leaders and school culture in two schools with different academic results, but with similar student contexts and populations. Questionnaires were applied to teachers and semi-structured interviews were conducted with the directors and department coordinators of each school. From the analysis and interpretation of the data, it was possible to verify that the two schools present differences in the way the leaders (top and middle) are exercised and in their school culture. The school with the best academic results stand out for its organizational style, which gives it its own identity, and for its recognized and mobilizing leaders with shared missions and purposes. The data confirm that the existence of dialogue, pedagogical debate and cooperation between teachers, as well as a sense of belonging, transformation and proximity between teachers are essential aspects school success.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAmorim, SílviaCabral, IlídiaAlves, José Matias2021-01-06T16:07:27Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31583porAmorim, S., Cabral, I., Alves, J. M. (2020). Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 144-1711645-400610.34632/investigacaoeducacional.2020.85041645-4006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:28.127985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
School cultures, leadership and results: presentation of results of a double case study
title Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
spellingShingle Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
Amorim, Sílvia
Lideranças
Cultura de escola
Sucesso escolar
Leadership
School culture
School success
title_short Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
title_full Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
title_fullStr Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
title_full_unstemmed Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
title_sort Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
author Amorim, Sílvia
author_facet Amorim, Sílvia
Cabral, Ilídia
Alves, José Matias
author_role author
author2 Cabral, Ilídia
Alves, José Matias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Sílvia
Cabral, Ilídia
Alves, José Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Lideranças
Cultura de escola
Sucesso escolar
Leadership
School culture
School success
topic Lideranças
Cultura de escola
Sucesso escolar
Leadership
School culture
School success
description Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-06T16:07:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31583
url http://hdl.handle.net/10400.14/31583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amorim, S., Cabral, I., Alves, J. M. (2020). Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 144-171
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2020.8504
1645-4006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131969003454464