Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31583 |
Resumo: | Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos. |
id |
RCAP_dafb416799f77e890d9d929df2f53c08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duploSchool cultures, leadership and results: presentation of results of a double case studyLiderançasCultura de escolaSucesso escolarLeadershipSchool cultureSchool successMuitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.Many researchers, in some cases organized in international projects, have shown considerable empirical evidence that the quality of leadership and school culture can be important factors in explaining the variation in student outcomes between schools. The present study characterizes the role of leaders and school culture in two schools with different academic results, but with similar student contexts and populations. Questionnaires were applied to teachers and semi-structured interviews were conducted with the directors and department coordinators of each school. From the analysis and interpretation of the data, it was possible to verify that the two schools present differences in the way the leaders (top and middle) are exercised and in their school culture. The school with the best academic results stand out for its organizational style, which gives it its own identity, and for its recognized and mobilizing leaders with shared missions and purposes. The data confirm that the existence of dialogue, pedagogical debate and cooperation between teachers, as well as a sense of belonging, transformation and proximity between teachers are essential aspects school success.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAmorim, SílviaCabral, IlídiaAlves, José Matias2021-01-06T16:07:27Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31583porAmorim, S., Cabral, I., Alves, J. M. (2020). Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 144-1711645-400610.34632/investigacaoeducacional.2020.85041645-4006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:28.127985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo School cultures, leadership and results: presentation of results of a double case study |
title |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
spellingShingle |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo Amorim, Sílvia Lideranças Cultura de escola Sucesso escolar Leadership School culture School success |
title_short |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
title_full |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
title_fullStr |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
title_full_unstemmed |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
title_sort |
Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo |
author |
Amorim, Sílvia |
author_facet |
Amorim, Sílvia Cabral, Ilídia Alves, José Matias |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Ilídia Alves, José Matias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Sílvia Cabral, Ilídia Alves, José Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lideranças Cultura de escola Sucesso escolar Leadership School culture School success |
topic |
Lideranças Cultura de escola Sucesso escolar Leadership School culture School success |
description |
Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-06T16:07:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31583 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amorim, S., Cabral, I., Alves, J. M. (2020). Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 144-171 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2020.8504 1645-4006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131969003454464 |