Construção de comunidades virtuais com o Second Life
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1392 |
Resumo: | Actualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students. |
id |
RCAP_db26380965b1cbf7be4a80f51c5a416a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção de comunidades virtuais com o Second LifeEnsino multimediaComunidades virtuaisInovação educativaAlunos do superiorActualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1392porCação, Olga Sofia Ascensoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:12Zoai:ria.ua.pt:10773/1392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.688820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
title |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
spellingShingle |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life Cação, Olga Sofia Ascenso Ensino multimedia Comunidades virtuais Inovação educativa Alunos do superior |
title_short |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
title_full |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
title_fullStr |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
title_full_unstemmed |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
title_sort |
Construção de comunidades virtuais com o Second Life |
author |
Cação, Olga Sofia Ascenso |
author_facet |
Cação, Olga Sofia Ascenso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cação, Olga Sofia Ascenso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimedia Comunidades virtuais Inovação educativa Alunos do superior |
topic |
Ensino multimedia Comunidades virtuais Inovação educativa Alunos do superior |
description |
Actualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1392 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137450158718976 |