Construção de comunidades virtuais com o Second Life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cação, Olga Sofia Ascenso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1392
Resumo: Actualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students.
id RCAP_db26380965b1cbf7be4a80f51c5a416a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de comunidades virtuais com o Second LifeEnsino multimediaComunidades virtuaisInovação educativaAlunos do superiorActualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1392porCação, Olga Sofia Ascensoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:12Zoai:ria.ua.pt:10773/1392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.688820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de comunidades virtuais com o Second Life
title Construção de comunidades virtuais com o Second Life
spellingShingle Construção de comunidades virtuais com o Second Life
Cação, Olga Sofia Ascenso
Ensino multimedia
Comunidades virtuais
Inovação educativa
Alunos do superior
title_short Construção de comunidades virtuais com o Second Life
title_full Construção de comunidades virtuais com o Second Life
title_fullStr Construção de comunidades virtuais com o Second Life
title_full_unstemmed Construção de comunidades virtuais com o Second Life
title_sort Construção de comunidades virtuais com o Second Life
author Cação, Olga Sofia Ascenso
author_facet Cação, Olga Sofia Ascenso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cação, Olga Sofia Ascenso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimedia
Comunidades virtuais
Inovação educativa
Alunos do superior
topic Ensino multimedia
Comunidades virtuais
Inovação educativa
Alunos do superior
description Actualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1392
url http://hdl.handle.net/10773/1392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450158718976