O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luísa Álvares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Graça, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17491
Resumo: Este artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco.
id RCAP_db50ff37761b9c71d813923763a1bfd2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáticaArtigo de opiniãoGêneros textuaisSequência didáticaEste artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco.This article explores the importance of the tools used by the teacher in his work in the classroom. The paper has been produced under the PROTEXTOS Research Group, coordinated by Luisa Alvares Pereira and Luciana Grace (Department of Education, University of Aveiro - Portugal), and post-doctoral project Luciana Grace, financed by the Science and Technology Fundation of Portugal and scientific supervision by Louise Alvares Pereira and Joaquim Dolz. More specifically, we analyze the transformative role that a didactic sequence for the teaching of writing of an opinion article have on the object effectively taught, in loco.2017-05-18T18:53:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17491por2238-6084Pereira, Luísa ÁlvaresGraça, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:43Zoai:ria.ua.pt:10773/17491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:19.256449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
title O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
spellingShingle O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
Pereira, Luísa Álvares
Artigo de opinião
Gêneros textuais
Sequência didática
title_short O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
title_full O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
title_fullStr O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
title_full_unstemmed O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
title_sort O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
author Pereira, Luísa Álvares
author_facet Pereira, Luísa Álvares
Graça, Luciana
author_role author
author2 Graça, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luísa Álvares
Graça, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo de opinião
Gêneros textuais
Sequência didática
topic Artigo de opinião
Gêneros textuais
Sequência didática
description Este artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-18T18:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17491
url http://hdl.handle.net/10773/17491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2238-6084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573067554816