Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Carolina José Ferraz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3407
Resumo: O Relatório de Estágio constitui uma etapa avaliativa do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde estão expressas algumas atividades, ferramentas pedagógicas, processos, procedimentos e métodos, seguindo um formato lógico, coerente e contínuo por uma análise crítica e reflexiva. Assim, este documento surge a partir do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no decorrer do ano letivo 2019/2020, envolvendo a orientação didática a uma turma de 10º ano. As palavras-chaves, bem como os objetivos deste relatório passam por apresentar, identificar, analisar e refletir sobre as atividades e problemáticas decorrentes do estágio pedagógico, valorizando e destacando as aprendizagens e transformações resultantes, principalmente da prática letiva, das atividades de integração no meio, das atividades de intervenção na comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica. Neste sentido, este documento resultou na articulação e convergência das múltiplas atividades mencionadas anteriormente, promovendo e contribuindo o culminar do estágio, num caráter integral e eclético, enquanto futuro profissional no âmbito educacional, como professor de Educação Física. Este processo de ensino-aprendizagem torna-se complexo por assumir-se a reflexão do nosso amadurecimento profissional e pessoal, promovendo a passagem por um conjunto de vivências no que concerne à conceção, operacionalização e reflexão do processo didático, enquanto professores estagiários, intervir e transformar os indivíduos tendo por base o tipo de Homem que se pretende formar. Resultante deste processo são visíveis transformações, o desenvolvimento do professor e, simultaneamente, dos alunos, devido à relação mútua de aprendizagem, nomeadamente na tomada de decisão, tendo por base as caraterísticas do meio escolar e dos alunos, aplicação e, posterior, reflexão das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensino-aprendizagem, gestão e controlo do processo ensino-aprendizagem e capacidade de identificar, analisar, refletir e criticar sobre as problemáticas do ensino.
id RCAP_db9b45439e1e8550c0d1188202a168c4
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoPrática docenteAlunosEducação físicaProcesso ensino-aprendizagemPedagogical internshipTeaching practiceStudentsTeaching-learningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório de Estágio constitui uma etapa avaliativa do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde estão expressas algumas atividades, ferramentas pedagógicas, processos, procedimentos e métodos, seguindo um formato lógico, coerente e contínuo por uma análise crítica e reflexiva. Assim, este documento surge a partir do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no decorrer do ano letivo 2019/2020, envolvendo a orientação didática a uma turma de 10º ano. As palavras-chaves, bem como os objetivos deste relatório passam por apresentar, identificar, analisar e refletir sobre as atividades e problemáticas decorrentes do estágio pedagógico, valorizando e destacando as aprendizagens e transformações resultantes, principalmente da prática letiva, das atividades de integração no meio, das atividades de intervenção na comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica. Neste sentido, este documento resultou na articulação e convergência das múltiplas atividades mencionadas anteriormente, promovendo e contribuindo o culminar do estágio, num caráter integral e eclético, enquanto futuro profissional no âmbito educacional, como professor de Educação Física. Este processo de ensino-aprendizagem torna-se complexo por assumir-se a reflexão do nosso amadurecimento profissional e pessoal, promovendo a passagem por um conjunto de vivências no que concerne à conceção, operacionalização e reflexão do processo didático, enquanto professores estagiários, intervir e transformar os indivíduos tendo por base o tipo de Homem que se pretende formar. Resultante deste processo são visíveis transformações, o desenvolvimento do professor e, simultaneamente, dos alunos, devido à relação mútua de aprendizagem, nomeadamente na tomada de decisão, tendo por base as caraterísticas do meio escolar e dos alunos, aplicação e, posterior, reflexão das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensino-aprendizagem, gestão e controlo do processo ensino-aprendizagem e capacidade de identificar, analisar, refletir e criticar sobre as problemáticas do ensino.The Internship Report is an evaluation stage of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, where some activities, pedagogical tools, processes, procedures and methods are expressed, following a logical, coherent and continuous format for a critical and reflective analysis. Thus, this document emerges from the pedagogical internship process carried out at the Basic and Secondary School Dr. Ângelo Augusto da Silva, during the academic year 2019/2020, involving the didactic guidance to a class of 10th grade. The key words, as well as the objectives of this report, are to present, identify, analyze and reflect on the activities and problems arising from the pedagogical internship, valuing and highlighting the learning and transformations resulting, mainly from teaching practice, from the integration activities in the environment , intervention activities in the school community and scientific-pedagogical activities. In this sense, this document resulted in the articulation and convergence of the multiple activities mentioned above, promoting and contributing to the culmination of the internship, in an integral and eclectic character, as a professional future in the educational field, as a Physical Education teacher. This teaching-learning process becomes complex because it takes on the reflection of our professional and personal maturation, promoting the passage through a set of experiences regarding the conception, operationalization and reflection of the didactic process, as trainee teachers, to intervene and to transform individuals based on the type of Man they intend to form. As a result of this process, transformations are visible, the development of the teacher and, simultaneously, of the students, due to the mutual learning relationship, namely in decision making, based on the characteristics of the school environment and the students, application and, later, reflection of the potential of instruments, methodologies and strategies in the teaching-learning process, management and control of the teaching-learning process and ability to identify, analyze, reflect and criticize teaching issues.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaLuís, Carolina José Ferraz2021-05-17T11:19:13Z2021-03-22T00:00:00Z2021-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3407202713415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:27.666716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Luís, Carolina José Ferraz
Estágio pedagógico
Prática docente
Alunos
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Students
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Luís, Carolina José Ferraz
author_facet Luís, Carolina José Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Carolina José Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática docente
Alunos
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Students
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Prática docente
Alunos
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Teaching practice
Students
Teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório de Estágio constitui uma etapa avaliativa do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde estão expressas algumas atividades, ferramentas pedagógicas, processos, procedimentos e métodos, seguindo um formato lógico, coerente e contínuo por uma análise crítica e reflexiva. Assim, este documento surge a partir do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no decorrer do ano letivo 2019/2020, envolvendo a orientação didática a uma turma de 10º ano. As palavras-chaves, bem como os objetivos deste relatório passam por apresentar, identificar, analisar e refletir sobre as atividades e problemáticas decorrentes do estágio pedagógico, valorizando e destacando as aprendizagens e transformações resultantes, principalmente da prática letiva, das atividades de integração no meio, das atividades de intervenção na comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica. Neste sentido, este documento resultou na articulação e convergência das múltiplas atividades mencionadas anteriormente, promovendo e contribuindo o culminar do estágio, num caráter integral e eclético, enquanto futuro profissional no âmbito educacional, como professor de Educação Física. Este processo de ensino-aprendizagem torna-se complexo por assumir-se a reflexão do nosso amadurecimento profissional e pessoal, promovendo a passagem por um conjunto de vivências no que concerne à conceção, operacionalização e reflexão do processo didático, enquanto professores estagiários, intervir e transformar os indivíduos tendo por base o tipo de Homem que se pretende formar. Resultante deste processo são visíveis transformações, o desenvolvimento do professor e, simultaneamente, dos alunos, devido à relação mútua de aprendizagem, nomeadamente na tomada de decisão, tendo por base as caraterísticas do meio escolar e dos alunos, aplicação e, posterior, reflexão das potencialidades de instrumentos, de metodologias e de estratégias no processo de ensino-aprendizagem, gestão e controlo do processo ensino-aprendizagem e capacidade de identificar, analisar, refletir e criticar sobre as problemáticas do ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17T11:19:13Z
2021-03-22T00:00:00Z
2021-03-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3407
202713415
url http://hdl.handle.net/10400.13/3407
identifier_str_mv 202713415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129935385722880