Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Hélder Filipe Cardoso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1882
Resumo: Existe actualmente em Portugal uma contínua necessidade de desenvolvimento individual e organizacional e é neste sentido que a formação profissional adquire importância. No entanto, na realidade portuguesa parece existir uma falta de coordenação entre os objectivos da formação e os objectivos organizacionais (Caetano e Vala, 2000). O objectivo deste estudo é o de investigar os factores na organização que determinam a motivação dos formandos para transferir as competências que adquiriram na formação. Pretendemos analisar em específico, a influência que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos exercem na motivação dos indivíduos para transferir a formação. Através da aplicação de um questionário a 108 participantes, os resultados deste estudo demonstram que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos estão positiva e significativamente correlacionados com a motivação para transferir. Os resultados demonstram ainda que as expectativas de resultados pessoais positivos medeiam totalmente a relação entre o suporte do supervisor, suporte dos pares e a motivação para transferir. Os resultados são discutidos de acordo com as contribuições para o desenvolvimento teórico e as potenciais implicações para a prática profissional.
id RCAP_dcb0079031f987b726ed244ff6b1f7ff
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivosAvaliaçãoFormaçãoMotivaçãoTransferênciaSuporte socialEvaluationTrainingMotivationTransferSocial supportExiste actualmente em Portugal uma contínua necessidade de desenvolvimento individual e organizacional e é neste sentido que a formação profissional adquire importância. No entanto, na realidade portuguesa parece existir uma falta de coordenação entre os objectivos da formação e os objectivos organizacionais (Caetano e Vala, 2000). O objectivo deste estudo é o de investigar os factores na organização que determinam a motivação dos formandos para transferir as competências que adquiriram na formação. Pretendemos analisar em específico, a influência que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos exercem na motivação dos indivíduos para transferir a formação. Através da aplicação de um questionário a 108 participantes, os resultados deste estudo demonstram que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos estão positiva e significativamente correlacionados com a motivação para transferir. Os resultados demonstram ainda que as expectativas de resultados pessoais positivos medeiam totalmente a relação entre o suporte do supervisor, suporte dos pares e a motivação para transferir. Os resultados são discutidos de acordo com as contribuições para o desenvolvimento teórico e as potenciais implicações para a prática profissional.There is at present time in Portugal, a continuous demand for individual and organizational development and it is within this framework that training gains importance. However, in Portugal there seems to be a lack of coordination between training and organizational goals (Caetano e Vala, 2000). The main purpose of this study is to investigate key factors in organizational environment that could affect trainee´s motivation to transfer learning to their workplace. The specific aim of the present study was to examine the influence of three work environment factors on motivation to transfer, namely supervisor support, peer support and positive personal outcomes. A questionnaire was applied to a sample of 108 participants and the results have shown that supervisory support, peer support and positive personal outcomes are significantly related with motivation to transfer. The results of the present study also reveal that the relationship between supervisor support, peer support and motivation to transfer is mediated by positive personal outcomes. Finally, results are discussed according to their potential contribution to theoretical development and possible practical implications.2010-05-27T14:50:47Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1882porPaiva, Hélder Filipe Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:02.530646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
title Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
spellingShingle Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
Paiva, Hélder Filipe Cardoso
Avaliação
Formação
Motivação
Transferência
Suporte social
Evaluation
Training
Motivation
Transfer
Social support
title_short Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
title_full Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
title_fullStr Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
title_full_unstemmed Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
title_sort Suporte social e motivação para transferir a formação: o papel mediador das expectativas de resultados pessoais positivos
author Paiva, Hélder Filipe Cardoso
author_facet Paiva, Hélder Filipe Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Hélder Filipe Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação
Motivação
Transferência
Suporte social
Evaluation
Training
Motivation
Transfer
Social support
topic Avaliação
Formação
Motivação
Transferência
Suporte social
Evaluation
Training
Motivation
Transfer
Social support
description Existe actualmente em Portugal uma contínua necessidade de desenvolvimento individual e organizacional e é neste sentido que a formação profissional adquire importância. No entanto, na realidade portuguesa parece existir uma falta de coordenação entre os objectivos da formação e os objectivos organizacionais (Caetano e Vala, 2000). O objectivo deste estudo é o de investigar os factores na organização que determinam a motivação dos formandos para transferir as competências que adquiriram na formação. Pretendemos analisar em específico, a influência que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos exercem na motivação dos indivíduos para transferir a formação. Através da aplicação de um questionário a 108 participantes, os resultados deste estudo demonstram que o suporte do supervisor, o suporte dos pares e as expectativas de resultados pessoais positivos estão positiva e significativamente correlacionados com a motivação para transferir. Os resultados demonstram ainda que as expectativas de resultados pessoais positivos medeiam totalmente a relação entre o suporte do supervisor, suporte dos pares e a motivação para transferir. Os resultados são discutidos de acordo com as contribuições para o desenvolvimento teórico e as potenciais implicações para a prática profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-09
2010-05-27T14:50:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1882
url http://hdl.handle.net/10071/1882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134802440355840