Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14667 |
Resumo: | Atualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte. |
id |
RCAP_dcc4c4d2ac87272092f97a5c0afdd186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14667 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologiaEnsino das ciênciasAvaliação de desempenhoTecnologia da informaçãoEstratégias da aprendizagemEnsino secundárioMotivação dos alunosFlipped classroomAtualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte.Currently the biggest goal in education is to train students socially active and improve the process of teaching and learning. This requires rethinking of current approaches on classroom teaching, in order to meet the various needs inherent on the teaching and learning process. This paper presents the Flipped Classroom teaching approach, as teaching modifying promoter, as it stands today. It describes an experience of this approach applications and consequences, including the student participations considerations of the 10th and 11th classroom grades of high school. This research aims to know the contributions of the Flipped Classroom approach to a better students performance, their perceptions on Flipped Classroom approach, and, finally, evaluate if there is any connection between student habits and exercise solving performance. In this study is used information from several techniques and tools of data collection, as observation, document analysis and questionnaires. It was concluded on this research that Flipped Classroom makes students feel confident on classroom, specifically on problem solving, and best use of thematic contents covered on videos. Regarding student perceptions, they assume that Flipped Classroom is positive on their learning process, although the approuch requires high student availability, commitment and work.Universidade de Aveiro2015-09-18T14:23:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14667TID:201562243porMoreira, Ana Catarina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:51Zoai:ria.ua.pt:10773/14667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.330356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
title |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
spellingShingle |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia Moreira, Ana Catarina Carvalho Ensino das ciências Avaliação de desempenho Tecnologia da informação Estratégias da aprendizagem Ensino secundário Motivação dos alunos Flipped classroom |
title_short |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
title_full |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
title_fullStr |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
title_full_unstemmed |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
title_sort |
Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia |
author |
Moreira, Ana Catarina Carvalho |
author_facet |
Moreira, Ana Catarina Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Catarina Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Avaliação de desempenho Tecnologia da informação Estratégias da aprendizagem Ensino secundário Motivação dos alunos Flipped classroom |
topic |
Ensino das ciências Avaliação de desempenho Tecnologia da informação Estratégias da aprendizagem Ensino secundário Motivação dos alunos Flipped classroom |
description |
Atualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-18T14:23:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14667 TID:201562243 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14667 |
identifier_str_mv |
TID:201562243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552281632768 |