O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jennifer dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31981
Resumo: Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura.
id RCAP_dcf0adf6cd701851d27612bcd543064a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na promoção da leitura em idade precoceLiteratura InfantilPré-LeituraMediadores de LeituraBem-EstarEste relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumSantos, Jennifer dos2020-04-14T08:45:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31981202456390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:54.444837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
title O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
spellingShingle O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
Santos, Jennifer dos
Literatura Infantil
Pré-Leitura
Mediadores de Leitura
Bem-Estar
title_short O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
title_full O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
title_fullStr O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
title_full_unstemmed O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
title_sort O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
author Santos, Jennifer dos
author_facet Santos, Jennifer dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jennifer dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Pré-Leitura
Mediadores de Leitura
Bem-Estar
topic Literatura Infantil
Pré-Leitura
Mediadores de Leitura
Bem-Estar
description Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T08:45:37Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31981
202456390
url http://hdl.handle.net/10400.26/31981
identifier_str_mv 202456390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032107421696