O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31981 |
Resumo: | Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura. |
id |
RCAP_dcf0adf6cd701851d27612bcd543064a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoceLiteratura InfantilPré-LeituraMediadores de LeituraBem-EstarEste relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumSantos, Jennifer dos2020-04-14T08:45:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31981202456390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:54.444837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
title |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
spellingShingle |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce Santos, Jennifer dos Literatura Infantil Pré-Leitura Mediadores de Leitura Bem-Estar |
title_short |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
title_full |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
title_fullStr |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
title_full_unstemmed |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
title_sort |
O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce |
author |
Santos, Jennifer dos |
author_facet |
Santos, Jennifer dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jennifer dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Pré-Leitura Mediadores de Leitura Bem-Estar |
topic |
Literatura Infantil Pré-Leitura Mediadores de Leitura Bem-Estar |
description |
Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Visa compreender o papel do educador na promoção da leitura em idades precoces, apresentar estratégias de promoção de leitura em contexto de creche através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática (eu e a minha colega de estágio), compreender o papel dos mediadores de leitura, dando enfâse ao papel do Educador de Infância, e despertar pequenos leitores para o prazer da leitura. A metodologia utilizada é de cariz qualitativo, com características de tipo investigação-ação, pelo que os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta e participante, a vídeo gravação e a transcrição das interações ocorridas durante as sessões. Este processo foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar e Implicação. A análise dos dados permite concluir que o projeto teve efeitos significativos ao nível da pré-leitura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14T08:45:37Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31981 202456390 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31981 |
identifier_str_mv |
202456390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032107421696 |