Inclusão e educação para o respeito e solidariedade, na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39628 |
Resumo: | Da vontade de melhor responder à diversidade de necessidades existente em qualquer grupo de crianças, e de educar para o respeito e solidariedade entre todas as crianças, surge o nosso projeto de trabalho em torno da temática da inclusão. Procurámos conhecer perspetivas de crianças sobre a inclusão, compreender como vivem a inclusão e sensibilizar para atitudes e comportamentos inclusivos no dia a dia, sendo as crianças agentes ativos no processo de inclusão. Neste Relatório de Estágio, atendendo à temática do nosso projeto de estágio, descrevemos as intervenções direcionadas para a inclusão e refletimos sobre elas junto de um grupo de Educação Pré-Escolar e de uma turma do 3.º ano de escolaridade, em contexto de estágio no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto é enquadrado por um quadro teórico que valoriza a diferenciação pedagógica, respeitando a diferença, considerando que a mesma é crucial e que nos constitui, mas não nos encerra. Assim sendo, existiram questões que acompanharam toda a nossa intervenção: “como responder bem a todas as crianças?” e/ou “como desenvolver uma prática pedagógica mais inclusiva?”. Tendo em consideração estas questões, procurou-se formas de trabalho valorizadoras da voz das crianças, escutando as suas opiniões, conversando sobre os assuntos, elaborando, confirmando ou divergindo nas ideias e posições. Em algumas sessões utilizaram-se diferentes materiais de estímulo para facilitar a discussão (histórias, vídeos, situações verídicas). Ao longo das nossas práticas pedagógicas verificámos que os níveis gerais de implicação das crianças subiram ao assumirem maior protagonismo num processo de cidadania ativa e humanista. A oportunidade de experienciar e compreender o grande e permanente desafio que é procurar as melhores respostas para cada criança e educar para a inclusão, sensibilizando para o exercício de atitudes de respeito, compreensão e solidariedade, foi muito importante, marcando o meu futuro profissional enquanto educadora e professora. |
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Neste Relatório de Estágio, atendendo à temática do nosso projeto de estágio, descrevemos as intervenções direcionadas para a inclusão e refletimos sobre elas junto de um grupo de Educação Pré-Escolar e de uma turma do 3.º ano de escolaridade, em contexto de estágio no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto é enquadrado por um quadro teórico que valoriza a diferenciação pedagógica, respeitando a diferença, considerando que a mesma é crucial e que nos constitui, mas não nos encerra. Assim sendo, existiram questões que acompanharam toda a nossa intervenção: “como responder bem a todas as crianças?” e/ou “como desenvolver uma prática pedagógica mais inclusiva?”. Tendo em consideração estas questões, procurou-se formas de trabalho valorizadoras da voz das crianças, escutando as suas opiniões, conversando sobre os assuntos, elaborando, confirmando ou divergindo nas ideias e posições. Em algumas sessões utilizaram-se diferentes materiais de estímulo para facilitar a discussão (histórias, vídeos, situações verídicas). Ao longo das nossas práticas pedagógicas verificámos que os níveis gerais de implicação das crianças subiram ao assumirem maior protagonismo num processo de cidadania ativa e humanista. A oportunidade de experienciar e compreender o grande e permanente desafio que é procurar as melhores respostas para cada criança e educar para a inclusão, sensibilizando para o exercício de atitudes de respeito, compreensão e solidariedade, foi muito importante, marcando o meu futuro profissional enquanto educadora e professora.Aiming at a better solution relating to the diversity of needs that exist in any group of children and educating them to follow values of respect and solidarity, our work project focuses on the theme of inclusion. We sought to learn about children's perspectives on inclusion, understand how they experience inclusion and raise awareness of inclusive attitudes and behaviors in their daily lives, with children being active agents in the inclusion process.In this Internship Report, given the theme of our internship project, we describe the interventions directed at inclusion and reflect on them with a group of Pre-School Education and a class of the 3rd year of primary school, in the context of an internship within the scope of the Supervised Pedagogical Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the Primary Education. The project has a theoretical framework that values pedagogical differentiation, while also respecting difference - which is a crucial aspect that is present among us, but not an enclosure. Therefore, there were two questions that followed our entire intervention, “how to respond well to all children?” and “how to develop a more inclusive pedagogical practice?”. Taking these questions into account, our main objective was finding ways of working that value the children’s voice, allowing us to listen to their opinions, them to talk about issues and elaborating, confirming or diverging ideas and positions. In some sessions, different stimulus materials were used to facilitate the discussion (stories, videos, real situations). Throughout our pedagogical practices, we found that the general levels of involvement of children increased as they assumed a greater role in an active and humanistic citizenship process. The opportunity to experience and understand the great and permanent challenge that is to seek the best answers for each child and to educate for inclusion, while also raising awareness of practicing attitudes of respect, understanding and solidarity, was very important, marking my professional future as an educator and teacher.2023-10-26T09:20:24Z2023-07-13T00:00:00Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39628porRosa, Isa Salomé Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:28Zoai:ria.ua.pt:10773/39628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:46.973607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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