Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Henrique Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10808
Resumo: O caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia.
id RCAP_ddf2a45c38a70385198f48e4b0041ddb
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia.The path we have taken along the Pedagogical Stage has given rise to a critical analysis and reflection that is mirrored in this document. The teaching-learning process demands from the trainee teachers a constant work of revision and adaptation to the diversity found in the school reality where it is inserted. This report is part of the 2nd year Curriculum Internship of the master’s in physical education teaching in Primary and Secondary Education, taught at the University of Montes-Montes and Alto Douro, as an integral part of the assessment in the didactic unit of stage I and II. Throughout the document presented as my related expectations regarding the professional and ethical dimension, my participation in school, the development and vocational training and the development of teaching and learning. In this report, we present tools that will adopt a year of internship, as well as a presentation of the data that will be used by the same materials and for me to classify and assist in working life. Then a schedule of activities will be presented, describing when they were performed as different tasks. With this internship, i believe that professional evolution, i lead to learning experiences and learn to never forget, and of course, an ambition and focus to continue learning every day and improve the quality of teaching. Therefore, the physical education teacher is the determinant transmitter of the practice of sport being fundamental, motivating the students so that this practice remains integrated in their daily life.2021-11-15T16:41:07Z2020-06-02T00:00:00Z2020-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10808TID:202601277porAzevedo, Henrique Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:27.748005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Azevedo, Henrique Barros
Educação Física
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Azevedo, Henrique Barros
author_facet Azevedo, Henrique Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Henrique Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
description O caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02T00:00:00Z
2020-06-02
2021-11-15T16:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10808
TID:202601277
url http://hdl.handle.net/10348/10808
identifier_str_mv TID:202601277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130202529792