Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10808 |
Resumo: | O caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia. |
id |
RCAP_ddf2a45c38a70385198f48e4b0041ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia.The path we have taken along the Pedagogical Stage has given rise to a critical analysis and reflection that is mirrored in this document. The teaching-learning process demands from the trainee teachers a constant work of revision and adaptation to the diversity found in the school reality where it is inserted. This report is part of the 2nd year Curriculum Internship of the master’s in physical education teaching in Primary and Secondary Education, taught at the University of Montes-Montes and Alto Douro, as an integral part of the assessment in the didactic unit of stage I and II. Throughout the document presented as my related expectations regarding the professional and ethical dimension, my participation in school, the development and vocational training and the development of teaching and learning. In this report, we present tools that will adopt a year of internship, as well as a presentation of the data that will be used by the same materials and for me to classify and assist in working life. Then a schedule of activities will be presented, describing when they were performed as different tasks. With this internship, i believe that professional evolution, i lead to learning experiences and learn to never forget, and of course, an ambition and focus to continue learning every day and improve the quality of teaching. Therefore, the physical education teacher is the determinant transmitter of the practice of sport being fundamental, motivating the students so that this practice remains integrated in their daily life.2021-11-15T16:41:07Z2020-06-02T00:00:00Z2020-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10808TID:202601277porAzevedo, Henrique Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:27.748005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada Azevedo, Henrique Barros Educação Física Estágio Pedagógico |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
author |
Azevedo, Henrique Barros |
author_facet |
Azevedo, Henrique Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Henrique Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico |
description |
O caminho realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se depara retratada no presente documento. O processo ensinoaprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e ajuste às diversidades ligadas à realidade escolar onde se inserem. O presente Relatório enquadra-se no Estágio Curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II. Ao longo do documento irei exibir as minhas expetativas iniciais em relação à dimensão profissional e ética, a minha participação na escola, desenvolvimento e formação profissional e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Neste Relatório irei apresentar instrumentos que adotei no ano de estágio bem como a apresentação dos dados fornecidos pelos mesmos e material para me classificar e ajudar na vida profissional. Em suma será apresentado um cronograma das atividades, descriminando quando foram realizadas as diferentes tarefas. Com este estágio acredito que evoluí profissionalmente, levo comigo experiências e aprendizagens de que nunca esquecei, e claro, a ambição e o foco para continuar a aprender todos os dias e melhorar a qualidade do ensino. Portanto o professor de educação física é o transmissor determinante da prática do desporto sendo fundamental, motivar os alunos para que esta prática continue integrada no seu dia-adia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02T00:00:00Z 2020-06-02 2021-11-15T16:41:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10808 TID:202601277 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10808 |
identifier_str_mv |
TID:202601277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130202529792 |