As Casas da Anita: beyond just tourism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Ana Paula Franco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37491
Resumo: O propósito do presente projecto consiste no desenvolvimento de uma ideia relacionada com a actividade do turismo, mais propriamente de turismo em espaço rural. Consiste no desenvolvimento de uma unidade sita em Reguengos de Monsaraz (casa rústica com sete assoalhadas e terreno de, aproximadamente, 4.000 metros quadrados). Pretende-se, assim, a construção e implementação de uma marca com contornos turísticos inovadores e virados para a promoção da felicidade. Ao longo da investigação serão debatidos outros temas relacionados, embora mais específicos, tendo por base conceitos inovadores nas áreas do turismo sustentável, do ‘smart tourism’, do turismo criativo e do turismo social. O objectivo é consolidar a ideia e conceber um plano de negócio que envolva, simultaneamente, os conceitos indicados anteriormente, que seja diferenciador das propostas actuais oferecidas pelo mercado e que, na sua essência, crie valor e incremente o nível de felicidade para todos os envolvidos no mesmo. O recurso às ‘smart technologies’ e aos pilares da Indústria 4.0 pretende antecipar a possibilidade de tornar a experiência do turista, assim como a sua ‘journey’, mais imersiva e de mais participativa, originando um turismo criativo assente na autenticidade, na ruralidade e na conectividade, e, baseada na ideologia de modernidade líquida. A metodologia seguirá a habitual estrutura de um business plan, subdividido nas suas partes integrantes: financeira, marketing, operacional e organizacional, mas especialmente focada no desenho da ideia. Através de estatísticas e dados oficiais referentes ao turismo, pretende-se a edificação de um projecto saudável, alicerçado no potencial de um conceito diferente, ao casar ruralidade com tecnologia, rumo à criação de um turismo feliz.
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