Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sofia Vanessa Passos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1576
Resumo: O presente relatório foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este traduz o trabalho desenvolvido e a experiência vivenciada em contexto de estágio, como importante etapa da minha formação inicial docente. O estágio decorreu na valência de educação pré-escolar, com crianças de idades compreendidas entre os três e quatro anos. O estágio sustentou-se numa metodologia de investigação-ação como forma de atender às necessidades educativas diagnosticadas com recurso à observação participante, à análise documental e ao diário de bordo enquanto técnicas privilegiadas de obtenção de informação. Também devolvi um processo de reflexão como instrumento impulsionador da ação educativa efetivada com base em quatro pressupostos teóricos: a abordagem experiencial, a pedagogia de participação, a diferenciação pedagógica e a aprendizagem ativa. A identificação das problemáticas surgiu a partir da observação participante e da reflexão sobre vários elementos presenciados no contexto educativo diretamente relacionados com a rotina diária de sala e as características do grupo. Sendo a questão central desta investigação-ação: como utilizar as histórias para desenvolver a comunicação, a linguagem e as competências sociais do grupo, foi promovida uma aprendizagem ativa a partir das histórias, valorizando o conto e reconto como momentos de grande interesse do grupo. De facto, as histórias revelaram-se como uma estratégia pedagógica fundamental nesta etapa educativa, pois permitiram criar um clima propício ao desenvolvimento das competências linguísticas e sociais das crianças.
id RCAP_df97e1c8f17e2ea228507399258bb741
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEstágioFormação inicialEducação Pré-escolarInvestigação-açãoReflexãoInternshipInitial trainingPre-school EducationAction-researchReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este traduz o trabalho desenvolvido e a experiência vivenciada em contexto de estágio, como importante etapa da minha formação inicial docente. O estágio decorreu na valência de educação pré-escolar, com crianças de idades compreendidas entre os três e quatro anos. O estágio sustentou-se numa metodologia de investigação-ação como forma de atender às necessidades educativas diagnosticadas com recurso à observação participante, à análise documental e ao diário de bordo enquanto técnicas privilegiadas de obtenção de informação. Também devolvi um processo de reflexão como instrumento impulsionador da ação educativa efetivada com base em quatro pressupostos teóricos: a abordagem experiencial, a pedagogia de participação, a diferenciação pedagógica e a aprendizagem ativa. A identificação das problemáticas surgiu a partir da observação participante e da reflexão sobre vários elementos presenciados no contexto educativo diretamente relacionados com a rotina diária de sala e as características do grupo. Sendo a questão central desta investigação-ação: como utilizar as histórias para desenvolver a comunicação, a linguagem e as competências sociais do grupo, foi promovida uma aprendizagem ativa a partir das histórias, valorizando o conto e reconto como momentos de grande interesse do grupo. De facto, as histórias revelaram-se como uma estratégia pedagógica fundamental nesta etapa educativa, pois permitiram criar um clima propício ao desenvolvimento das competências linguísticas e sociais das crianças.The following report was written in order to obtain the master’s degree in Pre-School Education and 1st Cycle Education of the Basic Education. This report translates the work that was developed and the experience lived during the internship, as an important stage of my initial teacher training. The internship occurred in the valence of pre-school education, with children of ages between three and four years old. The internship was based on a methology of action-research as a way of attending the educational needs identified, using participant observation, document analysis and the logbook while privileged techniques of obtaining information. I also developed a process of reflexion as a booster instrument of the educative action carried out based on four theoretical assumptions: the experimental approach, the pedagogy of participation, the pedagogical differentiation and the active learning. The identification of the problems appeared due to the participant observation and the reflection of various elements present in the educational context directly related to the room daily routine and the group characteristics. Being the central question of this action-research: how to use the stories to develop the communication, the language and the social competencies of the group, was promoted an active learning from stories, valuing the tale and retelling as moments of great interest of the group. In fact, the stories were revelead as a fundamental pedagogical strategy in this educational stage, allowing the creation of an environment conducive to the development of language and social skills of children.Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaDigitUMaSousa, Sofia Vanessa Passos2017-07-28T00:30:10Z2014-07-16T00:00:00Z2014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1576201649713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.524137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Sousa, Sofia Vanessa Passos
Estágio
Formação inicial
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Internship
Initial training
Pre-school Education
Action-research
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Sousa, Sofia Vanessa Passos
author_facet Sousa, Sofia Vanessa Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sofia Vanessa Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Formação inicial
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Internship
Initial training
Pre-school Education
Action-research
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio
Formação inicial
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Internship
Initial training
Pre-school Education
Action-research
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este traduz o trabalho desenvolvido e a experiência vivenciada em contexto de estágio, como importante etapa da minha formação inicial docente. O estágio decorreu na valência de educação pré-escolar, com crianças de idades compreendidas entre os três e quatro anos. O estágio sustentou-se numa metodologia de investigação-ação como forma de atender às necessidades educativas diagnosticadas com recurso à observação participante, à análise documental e ao diário de bordo enquanto técnicas privilegiadas de obtenção de informação. Também devolvi um processo de reflexão como instrumento impulsionador da ação educativa efetivada com base em quatro pressupostos teóricos: a abordagem experiencial, a pedagogia de participação, a diferenciação pedagógica e a aprendizagem ativa. A identificação das problemáticas surgiu a partir da observação participante e da reflexão sobre vários elementos presenciados no contexto educativo diretamente relacionados com a rotina diária de sala e as características do grupo. Sendo a questão central desta investigação-ação: como utilizar as histórias para desenvolver a comunicação, a linguagem e as competências sociais do grupo, foi promovida uma aprendizagem ativa a partir das histórias, valorizando o conto e reconto como momentos de grande interesse do grupo. De facto, as histórias revelaram-se como uma estratégia pedagógica fundamental nesta etapa educativa, pois permitiram criar um clima propício ao desenvolvimento das competências linguísticas e sociais das crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16T00:00:00Z
2014-07-16T00:00:00Z
2017-07-28T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1576
201649713
url http://hdl.handle.net/10400.13/1576
identifier_str_mv 201649713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912858116096