Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Margarida Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69681
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_dfda299c49c9b22df8627627d07875b2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoCounting books and the development of social skills for children in preschool and primary schoolCompetências sociaisLeituraLiteratura para a infânciaNumerárioSocial skillsChildren’s literatureReadingCounting bookCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo expõe o trabalho desenvolvido em dois contextos, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A intervenção nestes dois contextos perspetivou a aquisição de conhecimentos, por parte das crianças, relacionados com uma tipologia textual específica, o numerário, bem como com o desenvolvimento das suas competências sociais. A escolha destas temáticas nucleares do projeto surgiu, primeiramente, a partir da observação efetuada das necessidades do grupo do primeiro contexto de intervenção. Estas incidiam no desenvolvimento das competências sociais das crianças, de forma a melhorar as suas relações interpessoais. A reduzida investigação existente relativa aos numerários despertou simultaneamente o meu interesse sobre esta tipologia de livro, sendo que os números, na verdade, representavam explicitamente um dos maiores interesses das crianças. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1º Ciclo, mostrou-se pertinente dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e interesses da turma. Para tal, focou-se a atenção no numerário, na sua exploração e na elaboração de um numerário da turma, aliando este à temática das competências sociais, tópico que acabou por se expandir até às questões da cidadania e da convivência em grupo. Todo o trabalho realizado teve por base a Metodologia de Investigação-Ação, em específico na recolha de dados e na ação reflexiva.This study presents the work developed within two contexts, Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, within the scope of Supervised Teaching Practice. The intervention in these two contexts aimed at the acquisition of knowledge by the children, related to a specific textual typology, counting books, and the development of their social skills. The choice of these central themes of the project arose, first, from the observation of the students needs from the first intervention context. These focused on the development of children's social skills, to improve their interpersonal relationships. The limited existing research on counting books generated interest in this type of book, and the numbers, in fact, represented one of the greatest interests of children. When this pedagogical practice started in the context of the 1st Cycle, it seemed to be relevant to continue the project, adapting it to the needs and interests of the class. Consequently, attention was focused on counting books, its exploitation, and the preparation of counting books for the class, combining it with the theme of social skills, which eventually expanded to questions of citizenship and group living. All the work carried out was based on the Action-Research methodology, specifically in data collection and reflective action.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoMachado, Margarida Campos20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69681por202543340info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:22.894846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Counting books and the development of social skills for children in preschool and primary school
title Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Machado, Margarida Campos
Competências sociais
Leitura
Literatura para a infância
Numerário
Social skills
Children’s literature
Reading
Counting book
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_full Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
author Machado, Margarida Campos
author_facet Machado, Margarida Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Margarida Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Leitura
Literatura para a infância
Numerário
Social skills
Children’s literature
Reading
Counting book
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências sociais
Leitura
Literatura para a infância
Numerário
Social skills
Children’s literature
Reading
Counting book
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69681
url http://hdl.handle.net/1822/69681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202543340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132271758802945