Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69681 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_dfda299c49c9b22df8627627d07875b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69681 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoCounting books and the development of social skills for children in preschool and primary schoolCompetências sociaisLeituraLiteratura para a infânciaNumerárioSocial skillsChildren’s literatureReadingCounting bookCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo expõe o trabalho desenvolvido em dois contextos, Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A intervenção nestes dois contextos perspetivou a aquisição de conhecimentos, por parte das crianças, relacionados com uma tipologia textual específica, o numerário, bem como com o desenvolvimento das suas competências sociais. A escolha destas temáticas nucleares do projeto surgiu, primeiramente, a partir da observação efetuada das necessidades do grupo do primeiro contexto de intervenção. Estas incidiam no desenvolvimento das competências sociais das crianças, de forma a melhorar as suas relações interpessoais. A reduzida investigação existente relativa aos numerários despertou simultaneamente o meu interesse sobre esta tipologia de livro, sendo que os números, na verdade, representavam explicitamente um dos maiores interesses das crianças. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1º Ciclo, mostrou-se pertinente dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e interesses da turma. Para tal, focou-se a atenção no numerário, na sua exploração e na elaboração de um numerário da turma, aliando este à temática das competências sociais, tópico que acabou por se expandir até às questões da cidadania e da convivência em grupo. Todo o trabalho realizado teve por base a Metodologia de Investigação-Ação, em específico na recolha de dados e na ação reflexiva.This study presents the work developed within two contexts, Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, within the scope of Supervised Teaching Practice. The intervention in these two contexts aimed at the acquisition of knowledge by the children, related to a specific textual typology, counting books, and the development of their social skills. The choice of these central themes of the project arose, first, from the observation of the students needs from the first intervention context. These focused on the development of children's social skills, to improve their interpersonal relationships. The limited existing research on counting books generated interest in this type of book, and the numbers, in fact, represented one of the greatest interests of children. When this pedagogical practice started in the context of the 1st Cycle, it seemed to be relevant to continue the project, adapting it to the needs and interests of the class. Consequently, attention was focused on counting books, its exploitation, and the preparation of counting books for the class, combining it with the theme of social skills, which eventually expanded to questions of citizenship and group living. All the work carried out was based on the Action-Research methodology, specifically in data collection and reflective action.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoMachado, Margarida Campos20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69681por202543340info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:22.894846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico Counting books and the development of social skills for children in preschool and primary school |
title |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico Machado, Margarida Campos Competências sociais Leitura Literatura para a infância Numerário Social skills Children’s literature Reading Counting book Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Os numerários e o desenvolvimento de competências sociais de crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Machado, Margarida Campos |
author_facet |
Machado, Margarida Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Raquel Reis da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Margarida Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais Leitura Literatura para a infância Numerário Social skills Children’s literature Reading Counting book Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências sociais Leitura Literatura para a infância Numerário Social skills Children’s literature Reading Counting book Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69681 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202543340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132271758802945 |