Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Mariana Sampaio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2828
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_e151b0be5e5aae89c226be0f3af9cc67
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoavaliação das aprendizagensenvolvimento das criançassucesso educativolearning assessmentchildstudent engagementeducational successMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém, sendo organizado em duas partes. Na primeira parte é apresentado o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios realizados, sendo evidenciados os aspetos positivos e negativos assim como as principais experiências de aprendizagem. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, que teve como objetivo analisar conceções, práticas e estratégias avaliativas, em contexto de jardim-de-infância e de 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB). A investigação contou com a participação de sete estudantes do mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB (2017/2019), procurando-se estudar as opções avaliativas utilizadas no decorrer dos estágios. Foi ainda estudada a opinião de oito crianças que se encontravam a frequentar o 4ºano de escolaridade, no ano letivo 2018/2019. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se utilizado técnicas de recolha de dados como o inquérito, entrevista e análise documental. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Com a análise dos dados foi possível verificar que, quer mestrandas como os alunos do 1ºCEB encaram a avaliação como um processo fundamental do processo educativo. Apesar do papel da avaliação ser valorizado, constata-se que existem algumas ambiguidades e dificuldades que começam por se verificar a nível do planeamento do trabalho. A participação das crianças no processo de avaliação ainda está longe de ser conseguida, apesar de ser considerada fundamental na perspetiva de todas as estudantes de mestrado.This work was carried out within the scope of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education taught by the School of Education of Santarém, being organized in two parts. The first part presents the work developed during the internships, highlighting the positive, negative and main learning experiences. In the second part we present the investigative component, which aims to analyse conceptions, practices and evaluative strategies, in kindergarten and 1st CEB context. The research was attended by seven students of the professional master's degree in preschool education and teaching of the 1st ECB (2017/2019), seeking to assess the evaluation options used during the internships. It was also studied the opinion of eight children who were attending the 4th grade of school, in the school year 2018/2019. A qualitative methodology was chosen, using data collection techniques such as survey, interview and document analysis. The collected data were analysed using content analysis. With the analysis of the data it is possible to verify that, both masters students and the students of the 1st CEB, consider the evaluation as a fundamental process in the educational system. Although the role of evaluation is valued, it appears that there are some ambiguities and difficulties that begin in work planning. The participation of children / students in the assessment process is still far from being achieved, although it is considered fundamental in the perspective of the masters.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMota, Mariana Sampaio2020-02-10T17:49:08Z2020-01-212020-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2828TID:202380971por202380971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.282784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Mota, Mariana Sampaio
avaliação das aprendizagens
envolvimento das crianças
sucesso educativo
learning assessment
child
student engagement
educational success
title_short Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Mota, Mariana Sampaio
author_facet Mota, Mariana Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Mariana Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação das aprendizagens
envolvimento das crianças
sucesso educativo
learning assessment
child
student engagement
educational success
topic avaliação das aprendizagens
envolvimento das crianças
sucesso educativo
learning assessment
child
student engagement
educational success
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-10T17:49:08Z
2020-01-21
2020-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2828
TID:202380971
url http://hdl.handle.net/10400.15/2828
identifier_str_mv TID:202380971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202380971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036929597440