As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5218 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
id |
RCAP_e2231aa84b6be3a32a57827e0a9a7d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusãoAlunos com necessidades educativas especiaisDecisões pré-interativasDiferenciação do ensinoPensamento do professorPlaneamentoMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaO referencial teórico de aporte desta investigação é o paradigma do Pensamento do Professor na tentativa de responder à questão: Quais os processos de pensamento pré-interativo dos professores do 2º ciclo do Ensino Básico, numa turma onde se encontram incluídos alunos com Necessidades Educativas Especias? A amostra é constituída por 3 professores de diferentes áreas curriculares (Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Educação Física). O design da investigação fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e na triangulação dos dados recolhidos. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram a entrevista, as notas de campo e a análise documental do Projeto Curricular de Turma e Programa Educativo Individual. A análise e discussão dos resultados possibilitaram identificar as decisões pré-interativas que os professores adotam no planeamento levando em consideração os alunos com NEE. O Professor A demonstra maior coerência entre as decisões pré-interativas e interativas, apresentando um perfil decisional diferenciador; o Professor B apresenta estratégias diferenciadoras, porém explicita as suas limitações para diferenciar o ensino; e o Professor C centra suas estratégias no controle, gestão e no clima da aula.Januário, Carlos Alberto Serrão dos SantosRepositório da Universidade de LisboaCruz, Dina do Carmo Miranda da20122013-02-26T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5218porCruz, Dina C. M. (2012) - As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:48.730631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
title |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
spellingShingle |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão Cruz, Dina do Carmo Miranda da Alunos com necessidades educativas especiais Decisões pré-interativas Diferenciação do ensino Pensamento do professor Planeamento |
title_short |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
title_full |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
title_fullStr |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
title_full_unstemmed |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
title_sort |
As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão |
author |
Cruz, Dina do Carmo Miranda da |
author_facet |
Cruz, Dina do Carmo Miranda da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Dina do Carmo Miranda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos com necessidades educativas especiais Decisões pré-interativas Diferenciação do ensino Pensamento do professor Planeamento |
topic |
Alunos com necessidades educativas especiais Decisões pré-interativas Diferenciação do ensino Pensamento do professor Planeamento |
description |
Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5218 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cruz, Dina C. M. (2012) - As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131003757789184 |