As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Dina do Carmo Miranda da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5218
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
id RCAP_e2231aa84b6be3a32a57827e0a9a7d26
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusãoAlunos com necessidades educativas especiaisDecisões pré-interativasDiferenciação do ensinoPensamento do professorPlaneamentoMestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão PedagógicaO referencial teórico de aporte desta investigação é o paradigma do Pensamento do Professor na tentativa de responder à questão: Quais os processos de pensamento pré-interativo dos professores do 2º ciclo do Ensino Básico, numa turma onde se encontram incluídos alunos com Necessidades Educativas Especias? A amostra é constituída por 3 professores de diferentes áreas curriculares (Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Educação Física). O design da investigação fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e na triangulação dos dados recolhidos. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram a entrevista, as notas de campo e a análise documental do Projeto Curricular de Turma e Programa Educativo Individual. A análise e discussão dos resultados possibilitaram identificar as decisões pré-interativas que os professores adotam no planeamento levando em consideração os alunos com NEE. O Professor A demonstra maior coerência entre as decisões pré-interativas e interativas, apresentando um perfil decisional diferenciador; o Professor B apresenta estratégias diferenciadoras, porém explicita as suas limitações para diferenciar o ensino; e o Professor C centra suas estratégias no controle, gestão e no clima da aula.Januário, Carlos Alberto Serrão dos SantosRepositório da Universidade de LisboaCruz, Dina do Carmo Miranda da20122013-02-26T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5218porCruz, Dina C. M. (2012) - As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:48.730631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
title As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
spellingShingle As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
Cruz, Dina do Carmo Miranda da
Alunos com necessidades educativas especiais
Decisões pré-interativas
Diferenciação do ensino
Pensamento do professor
Planeamento
title_short As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
title_full As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
title_fullStr As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
title_full_unstemmed As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
title_sort As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão
author Cruz, Dina do Carmo Miranda da
author_facet Cruz, Dina do Carmo Miranda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Dina do Carmo Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com necessidades educativas especiais
Decisões pré-interativas
Diferenciação do ensino
Pensamento do professor
Planeamento
topic Alunos com necessidades educativas especiais
Decisões pré-interativas
Diferenciação do ensino
Pensamento do professor
Planeamento
description Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5218
url http://hdl.handle.net/10400.5/5218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz, Dina C. M. (2012) - As decisões pré-interativas de docentes do 2º ciclo do ensino básico face à inclusão. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131003757789184