A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14680 |
Resumo: | Este relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída. |
id |
RCAP_e29393b6cabb66c8e1797076fc23456b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridadeEnsino básico 1º cicloEntrada na escolaAdaptação dos alunosDesenvolvimento das criançasMeio escolarAnsiedadeEste relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída.This internship report concerns the study conducted in the field of the Seminar of Educational Research and of the Pedagogical Supervised Practice, part of the Masters course in Pre-Primary (Nursery level) and Primary (1st cicle level) education. The internship was done whit a 1st year class, and the general aim of our reflection was to understand the process of transition from the pre-primary (nursery) education to the 1st cicle. Therefore, we tried to characterize the process of registering into primary school for the first time, of the students of our class, and perceive the type of relations and facilitating strategies for the children´s well-being during this transitional period. In order to better understand their behavior and family lifes, a survey was done to all the children´s parents of the class, and for a more closed approach, we looked carefully at 4 children, as a way to try and better understand and characterize their process of integration within the school throughout our entire internship period (1st semester 2013-2014). Regarding our pedagogical intervention, we tried to implement facilitating strategies of a well conducted school transition/adaptation. Overall, we concluded that different children experienced different ways in terms of entering the 1st cicle, some of them showing more tension and inhibition at this stage than others, which had to do with personal features and past experiences. Closely interacting with the children, and especially with those who showed more difficulties, we understood the importance of affections and the setting up of a friendly relationship for the children´s wellbeing. In addition, it was acknowledged the added value and importance of working the programmed contents in a friendly and relaxed way.Universidade de Aveiro2015-09-22T10:00:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14680TID:201578700porPereira, Joana Filipa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:53Zoai:ria.ua.pt:10773/14680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.972070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
title |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade Pereira, Joana Filipa Silva Ensino básico 1º ciclo Entrada na escola Adaptação dos alunos Desenvolvimento das crianças Meio escolar Ansiedade |
title_short |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
title_full |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
title_sort |
A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade |
author |
Pereira, Joana Filipa Silva |
author_facet |
Pereira, Joana Filipa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joana Filipa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico 1º ciclo Entrada na escola Adaptação dos alunos Desenvolvimento das crianças Meio escolar Ansiedade |
topic |
Ensino básico 1º ciclo Entrada na escola Adaptação dos alunos Desenvolvimento das crianças Meio escolar Ansiedade |
description |
Este relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-22T10:00:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14680 TID:201578700 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14680 |
identifier_str_mv |
TID:201578700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552312041472 |