A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Filipa Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14680
Resumo: Este relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída.
id RCAP_e29393b6cabb66c8e1797076fc23456b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridadeEnsino básico 1º cicloEntrada na escolaAdaptação dos alunosDesenvolvimento das criançasMeio escolarAnsiedadeEste relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída.This internship report concerns the study conducted in the field of the Seminar of Educational Research and of the Pedagogical Supervised Practice, part of the Masters course in Pre-Primary (Nursery level) and Primary (1st cicle level) education. The internship was done whit a 1st year class, and the general aim of our reflection was to understand the process of transition from the pre-primary (nursery) education to the 1st cicle. Therefore, we tried to characterize the process of registering into primary school for the first time, of the students of our class, and perceive the type of relations and facilitating strategies for the children´s well-being during this transitional period. In order to better understand their behavior and family lifes, a survey was done to all the children´s parents of the class, and for a more closed approach, we looked carefully at 4 children, as a way to try and better understand and characterize their process of integration within the school throughout our entire internship period (1st semester 2013-2014). Regarding our pedagogical intervention, we tried to implement facilitating strategies of a well conducted school transition/adaptation. Overall, we concluded that different children experienced different ways in terms of entering the 1st cicle, some of them showing more tension and inhibition at this stage than others, which had to do with personal features and past experiences. Closely interacting with the children, and especially with those who showed more difficulties, we understood the importance of affections and the setting up of a friendly relationship for the children´s wellbeing. In addition, it was acknowledged the added value and importance of working the programmed contents in a friendly and relaxed way.Universidade de Aveiro2015-09-22T10:00:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14680TID:201578700porPereira, Joana Filipa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:53Zoai:ria.ua.pt:10773/14680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.972070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
title A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
spellingShingle A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
Pereira, Joana Filipa Silva
Ensino básico 1º ciclo
Entrada na escola
Adaptação dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Meio escolar
Ansiedade
title_short A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
title_full A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
title_fullStr A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
title_sort A entrada no 1º CEB : um estudo junto de uma turma do 1º ano de escolaridade
author Pereira, Joana Filipa Silva
author_facet Pereira, Joana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico 1º ciclo
Entrada na escola
Adaptação dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Meio escolar
Ansiedade
topic Ensino básico 1º ciclo
Entrada na escola
Adaptação dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Meio escolar
Ansiedade
description Este relatório de estágio reporta-se ao estudo realizado no âmbito do Seminário de Investigação Educacional e da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Decorrendo o estágio junto de uma turma do 1.º ano de escolaridade, foi objetivo geral da nossa reflexão compreender o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Assim, procurámos caracterizar o processo de entrada na escola do 1.º CEB das crianças da nossa turma e perceber o tipo de relação e estratégias facilitadoras do bem-estar das crianças neste período de transição. Foi passado um inquérito aos pais de todas as crianças da turma, visando compreender melhor os seus comportamentos e vivências familiares e, de forma mais próxima, acompanhámos quatro crianças com vista a melhor perceber e caracterizar o seu processo de integração na escola ao longo de todo o período do nosso estágio (1.º semestre de 2013-2014). No âmbito da nossa intervenção pedagógica, procurámos implementar estratégias facilitadoras da transição/adaptação à escola. Genericamente concluímos que diferentes crianças experienciam de formas diversas a entrada no 1.º CEB, em função de características pessoais e experiências prévias, algumas evidenciando mais tensão e inibição, neste processo, que outras. Junto de todas as crianças, mas em particular junto das crianças que pareciam conhecer mais dificuldades, percebemos a importância dos afetos e do estabelecimento de uma relação empática para a criação de um clima que favoreça o seu bem-estar. Ainda, tornou-se clara a importância de trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma lúdica e descontraída.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-22T10:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14680
TID:201578700
url http://hdl.handle.net/10773/14680
identifier_str_mv TID:201578700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552312041472