Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carolina Maria Madruga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5422
Resumo: O propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.
id RCAP_e30780d6052c9336c534a0f128ae255e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoExpressões artísticasEnsino experimentalPreschool Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction researchArtistic expressionsExperimental teachingEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.The internship report was built with the intention of obtaining the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, in which it intends to highlight, experience and reflect on all the practices carried out throughout this master's degree in the academic years 2021/2022 and 2022/2023. In this report is the analysis and reflection of Pedagogical Practices supported by the theoretical foundation. This is structured in two distinct parts: the Theoretical and Methodological Framework and the Framework of Pedagogical Practice. The pedagogical interventions were carried out in the scope of the Pre-School and 1st Cycle of Basic Education (one intervention in the 2nd year and the other in the 3rd year of schooling). The educational practices consisted of theoretical knowledge, which was deepened and related to the practical context. The main focus was to contribute to development, taking into account the interests and needs of children and students. As the main methodology I used the Research-Action Methodology, in order to answer the questions: "How to promote the rules of coexistence with the children of the Rainbow room?" in Pedagogical Practice I; "How to enhance learning in students through artistic expressions?" in Pedagogical Practice II. It should be noted that in the last practice I continued with the same class and did not perform any question for action-investigation. Finally, artistic expressions, experimental teaching and other curricular areas have a fundamental role in education, as they contribute to the development of students. These areas when they are worked in an interconnected way arouse in the students the curiosity, the ability to express themselves, the critical spirit among others. Thus, students are "prepared" to be active participants in society.Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaDigitUMaAlves, Carolina Maria Madruga2023-12-12T12:00:55Z2023-10-302023-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5422TID:203417704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.497988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Alves, Carolina Maria Madruga
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Expressões artísticas
Ensino experimental
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action research
Artistic expressions
Experimental teaching
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Alves, Carolina Maria Madruga
author_facet Alves, Carolina Maria Madruga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carolina Maria Madruga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Expressões artísticas
Ensino experimental
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action research
Artistic expressions
Experimental teaching
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Expressões artísticas
Ensino experimental
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action research
Artistic expressions
Experimental teaching
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T12:00:55Z
2023-10-30
2023-10-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5422
TID:203417704
url http://hdl.handle.net/10400.13/5422
identifier_str_mv TID:203417704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435156025344