Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5422 |
Resumo: | O propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade. |
id |
RCAP_e30780d6052c9336c534a0f128ae255e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5422 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoExpressões artísticasEnsino experimentalPreschool Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction researchArtistic expressionsExperimental teachingEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.The internship report was built with the intention of obtaining the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, in which it intends to highlight, experience and reflect on all the practices carried out throughout this master's degree in the academic years 2021/2022 and 2022/2023. In this report is the analysis and reflection of Pedagogical Practices supported by the theoretical foundation. This is structured in two distinct parts: the Theoretical and Methodological Framework and the Framework of Pedagogical Practice. The pedagogical interventions were carried out in the scope of the Pre-School and 1st Cycle of Basic Education (one intervention in the 2nd year and the other in the 3rd year of schooling). The educational practices consisted of theoretical knowledge, which was deepened and related to the practical context. The main focus was to contribute to development, taking into account the interests and needs of children and students. As the main methodology I used the Research-Action Methodology, in order to answer the questions: "How to promote the rules of coexistence with the children of the Rainbow room?" in Pedagogical Practice I; "How to enhance learning in students through artistic expressions?" in Pedagogical Practice II. It should be noted that in the last practice I continued with the same class and did not perform any question for action-investigation. Finally, artistic expressions, experimental teaching and other curricular areas have a fundamental role in education, as they contribute to the development of students. These areas when they are worked in an interconnected way arouse in the students the curiosity, the ability to express themselves, the critical spirit among others. Thus, students are "prepared" to be active participants in society.Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaDigitUMaAlves, Carolina Maria Madruga2023-12-12T12:00:55Z2023-10-302023-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5422TID:203417704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.497988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Alves, Carolina Maria Madruga Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Expressões artísticas Ensino experimental Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action research Artistic expressions Experimental teaching Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Alves, Carolina Maria Madruga |
author_facet |
Alves, Carolina Maria Madruga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carolina Maria Madruga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Expressões artísticas Ensino experimental Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action research Artistic expressions Experimental teaching Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Expressões artísticas Ensino experimental Preschool Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action research Artistic expressions Experimental teaching Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T12:00:55Z 2023-10-30 2023-10-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5422 TID:203417704 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5422 |
identifier_str_mv |
TID:203417704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136435156025344 |