Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9072
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_e36240cf732cec16666927f9de7db8b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professoresFormação contínua de professoresNecessidades de formaçãoModelos de formaçãoDesenvolvimento profissionalRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo pretende contribuir para a reflexão da formação profissional contínua de professores, num quadro de identificação e análise das necessidades como suporte para o planeamento da formação contínua de professores. Para tal, foi realizada a caracterização dos docentes do ensino público do Concelho de Odivelas, quanto as suas necessidades de formação, no sentido de dar pistas ao planeamento das actividades desenvolvidas pelo Centro de Recursos e Animação Pedagógica de Odivelas - Divisão de Educação da Câmara Municipal de Odivelas no âmbito do Projecto de Estágio do Ciclo Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação. Seguindo uma abordagem de cariz quantitativo, a técnica de recolha de dados utilizada neste trabalho foi o inquérito por questionário, com o objectivo de conseguir recolher o maior número de opiniões acerca das necessidades de formação. A aplicação do inquérito decorreu online, tendo em consideração o custo, o tempo e também a abrangência, de forma a garantir uma taxa de resposta aceitável para o estudo. Os dados foram recolhidos durante o mês de Maio de 2011, tendo sido solicitado a todos os docentes do ensino público do Concelho de Odivelas que respondessem ao questionário. Os principais resultados deste estudo foram num primeiro momento a caracterização dos inquiridos quanto ao posicionamento face à profissão, às metodologias de ensino e à representação da formação. Num segundo momento, os dados recolhidos permitiu-nos identificar ainda as necessidades de formação destes professores a partir das competências profissionais que apresentam maiores dificuldades de mobilização e dos temas de interesse que os inquiridos enunciaram. E ainda, identificar quais as modalidades de formação que os inquiridos elegem quando procuram a formação.This study aims to contribute to the reflection of the continuing training of teachers, a framework for identifying and analyzing needs and planning support for the training of teachers. To this end, we performed the characterization of teachers in public schools in the municipality of Odivelas, as their training needs, to give clues to the planning of activities by the Center for Educational Resources and Animation Odivelas - Education Division of the City Council Odivelas under Project Stage cycle leading to the Degree of Master of Science in Education. Following a quantitative approach to nature, the technique of data collection used in this study was to survey, with the aim of getting to collect as many opinions about the training needs. The implementation of the survey took place online, taking into consideration the cost, time and also the range, to ensure an acceptable response rate for the study. Data were collected during the month of May 2011, having been asked to all teachers of public schools in the municipality of Odivelas to answer the questionnaire. The main results of this study were initially questioned about the characterization of the positioning on the profession, the teaching methodologies and the representation of the training. Secondly, the data collected allowed us to identify further training needs of teachers from the professional skills that have greater difficulty in mobilizing and topics of interest that respondents have articulated. Also, identify which types of training that respondents elect when they seek training.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaVeloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-2013-09-03T12:00:16Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:21.926728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
title Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
spellingShingle Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Modelos de formação
Desenvolvimento profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
title_full Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
title_fullStr Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
title_full_unstemmed Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
title_sort Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores
author Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
author_facet Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Manuelly Regina dos Santos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Modelos de formação
Desenvolvimento profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Modelos de formação
Desenvolvimento profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-09-03T12:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9072
url http://hdl.handle.net/10451/9072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227745210368