Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43185
Resumo: O presente projeto de investigação foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Assenta numa investigação qualitativa de caráter interpretativo, com observação participante, onde os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo, registos fotográficos, audiovisuais e filmagens e entrevistas. Neste âmbito, tendo em conta que todos os alunos têm estilos de aprender diferentes uns dos outros, é do meu entendimento que, enquanto futura professora de 1.o Ciclo, a inclusão seja um processo na sala de aula. Desta forma todos os alunos conseguem alcançar os conhecimentos e aprendizagens fulcrais da melhor maneira possível. Assim sendo, o presente projeto de investigação tem como foco o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este é um de vários métodos que ajuda a colmatar a necessidade de encontrar medidas universais para todos os alunos. O DUA é definido como um modelo com uma estrutura que permite a criação de um ambiente de aprendizagem para todos, é um instrumento fundamental para a planificação e prática em sala de aula. No que diz respeito à metodologia de investigação, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com base na investigação sobre a prática pedagógica no ensino da geometria, numa turma de 4.o ano do ensino básico. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquérito por entrevistas semiestruturadas. Para a técnica de análise de dados recorri à análise de conteúdo, tendo em conta as transcrições das entrevistas e as notas de campo. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo. Estes conhecimentos permitem o desenvolvimento e a prática dos conteúdos seguindo diversas tarefas que possibilitem a aprendizagem dos alunos. Assim, as atividades planeadas, para a minha intervenção, tiveram em conta os princípios do DUA. Nomeadamente: (i) proporcionar múltiplos meios de envolvimento, (ii) proporcionar múltiplos meios de representação, (iii) proporcionar múltiplos meios de ação e expressão.
id RCAP_e461973bb12e140eebeae22bea89f7dd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade1º Ciclo do Ensino BásicoDiferenciação PedagógicaEducação InclusivaDesenho Universal para a AprendizagemAtividades em Matemática1st Cycle of Basic EducationPedagogical DifferentiationInclusive EducationUniversal Design for LearningMathematics ActivitiesO presente projeto de investigação foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Assenta numa investigação qualitativa de caráter interpretativo, com observação participante, onde os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo, registos fotográficos, audiovisuais e filmagens e entrevistas. Neste âmbito, tendo em conta que todos os alunos têm estilos de aprender diferentes uns dos outros, é do meu entendimento que, enquanto futura professora de 1.o Ciclo, a inclusão seja um processo na sala de aula. Desta forma todos os alunos conseguem alcançar os conhecimentos e aprendizagens fulcrais da melhor maneira possível. Assim sendo, o presente projeto de investigação tem como foco o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este é um de vários métodos que ajuda a colmatar a necessidade de encontrar medidas universais para todos os alunos. O DUA é definido como um modelo com uma estrutura que permite a criação de um ambiente de aprendizagem para todos, é um instrumento fundamental para a planificação e prática em sala de aula. No que diz respeito à metodologia de investigação, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com base na investigação sobre a prática pedagógica no ensino da geometria, numa turma de 4.o ano do ensino básico. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquérito por entrevistas semiestruturadas. Para a técnica de análise de dados recorri à análise de conteúdo, tendo em conta as transcrições das entrevistas e as notas de campo. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo. Estes conhecimentos permitem o desenvolvimento e a prática dos conteúdos seguindo diversas tarefas que possibilitem a aprendizagem dos alunos. Assim, as atividades planeadas, para a minha intervenção, tiveram em conta os princípios do DUA. Nomeadamente: (i) proporcionar múltiplos meios de envolvimento, (ii) proporcionar múltiplos meios de representação, (iii) proporcionar múltiplos meios de ação e expressão.This research project was conducted within the scope of the Master's in Teaching in Early Childhood Education and Primary School Education. It is based on interpretative qualitative research with participant observation, where data were collected through direct observation, field notes, photographic, audiovisual, and filming records, and interviews. In this context, considering that all students have different learning styles from each other, it is my understanding that as a future primary school teacher, inclusion should be a process in the classroom. This way all students can achieve the core knowledge and learning in the best way possible. Therefore, this research project focuses on Universal Design for Learning (UDL). This is one of several methods that help address the need to find universal measures for all learners. UDL is defined as a model with a framework that allows the creation of a learning environment for all, it is a fundamental tool for classroom planning and practice. Regarding the research methodology, this study is framed in a qualitative approach, based on the investigation of pedagogical practice in geometry teaching in a 4th grade class. Regarding data collection, I selected an unstructured observation and semi-structured interview survey. For the data analysis technique, I used content analysis, considering the interview transcripts and field notes. To achieve the proposed objectives, it is necessary to analyze the group's previous knowledge. This knowledge allows the development and practice of the contents following several tasks that enable student learning. Thus, the activities planned for my intervention considered the principles of UDL. Namely: (i) provide multiple means of involvement, (ii) provide multiple means of representation, (iii) provide multiple means of action and expression.Lima-Rodrigues, LuziaRepositório ComumSantos, Mariana Oliveira2022-122028-01-01T00:00:00Z2022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43185TID:203157524porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.189499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
title Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
spellingShingle Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
Santos, Mariana Oliveira
1º Ciclo do Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Atividades em Matemática
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical Differentiation
Inclusive Education
Universal Design for Learning
Mathematics Activities
title_short Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
title_full Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
title_fullStr Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
title_full_unstemmed Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
title_sort Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade
author Santos, Mariana Oliveira
author_facet Santos, Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima-Rodrigues, Luzia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Atividades em Matemática
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical Differentiation
Inclusive Education
Universal Design for Learning
Mathematics Activities
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Educação Inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Atividades em Matemática
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical Differentiation
Inclusive Education
Universal Design for Learning
Mathematics Activities
description O presente projeto de investigação foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Assenta numa investigação qualitativa de caráter interpretativo, com observação participante, onde os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo, registos fotográficos, audiovisuais e filmagens e entrevistas. Neste âmbito, tendo em conta que todos os alunos têm estilos de aprender diferentes uns dos outros, é do meu entendimento que, enquanto futura professora de 1.o Ciclo, a inclusão seja um processo na sala de aula. Desta forma todos os alunos conseguem alcançar os conhecimentos e aprendizagens fulcrais da melhor maneira possível. Assim sendo, o presente projeto de investigação tem como foco o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este é um de vários métodos que ajuda a colmatar a necessidade de encontrar medidas universais para todos os alunos. O DUA é definido como um modelo com uma estrutura que permite a criação de um ambiente de aprendizagem para todos, é um instrumento fundamental para a planificação e prática em sala de aula. No que diz respeito à metodologia de investigação, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com base na investigação sobre a prática pedagógica no ensino da geometria, numa turma de 4.o ano do ensino básico. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquérito por entrevistas semiestruturadas. Para a técnica de análise de dados recorri à análise de conteúdo, tendo em conta as transcrições das entrevistas e as notas de campo. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo. Estes conhecimentos permitem o desenvolvimento e a prática dos conteúdos seguindo diversas tarefas que possibilitem a aprendizagem dos alunos. Assim, as atividades planeadas, para a minha intervenção, tiveram em conta os princípios do DUA. Nomeadamente: (i) proporcionar múltiplos meios de envolvimento, (ii) proporcionar múltiplos meios de representação, (iii) proporcionar múltiplos meios de ação e expressão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2028-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43185
TID:203157524
url http://hdl.handle.net/10400.26/43185
identifier_str_mv TID:203157524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401651208192