Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3918 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_e47970c2b235cbe1e5f5a39940e068b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolarParticipaçãoNecessidades educativas especiaisCriançaEducação pré-escolarParticipationSpecial educational needsChildrenKindergarten educationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada em creche e jardim-de-infância. A primeira parte do relatório apresenta a caracterização do contexto socioeducativo, enquanto a segunda parte demonstra as intenções para a intervenção educativa, a problemática do estudo com o correspondente plano de ação, a descrição da intervenção e para concluir a análise dos resultados obtidos durante a intervenção. O aspeto que mais me marcou ao longo da prática (problemática) relaciona-se com a participação de uma criança com Perturbações do Espectro do Autismo no contexto pré-escolar. Desta forma, planeei estratégias para desenvolver a participação da criança em atividades de grande grupo para melhorar a relação da mesma com os restantes pares e para melhorar o comportamento. Do ponto de vista metodológico esta investigação, de natureza qualitativa, centra-se na investigação-ação e a principal técnica de investigação utilizada foi a aplicação de testes sociométricos no início e no final da intervenção para assim comparar as relações existentes com a criança com Necessidades Educativas Especiais.Abstract This report is a result of the Supervised Professional Training in day care centre and kindergarten. The first part of the report characterizes the Socio-Educational context, while the second part demonstrates the intentions for the educational intervention, the study with the corresponding plan of action, the description of the educational intervention and to conclude the analysis of the results. For me, the most significant aspect throughout the training is related with the participation of a child with Autism Spectrum Disorders in the preschool context. Consequently, I planned strategies to develop the participation of the child in group activities to improve the relationships with peers and behaviour. From the methodological point of view, this investigation (of a qualitative nature) focuses on a inquiry-action and the main technique used was the application of sociometric tests at the beginning and at the end of the intervention to compare the existing relations with the of Special Educational Needs.Lino, DalilaRCIPLMorgado, Mafalda Sofia Cristo2014-10-30T11:06:14Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3918TID:201355248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:27.372327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
title |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar Morgado, Mafalda Sofia Cristo Participação Necessidades educativas especiais Criança Educação pré-escolar Participation Special educational needs Children Kindergarten education |
title_short |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
title_full |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
title_sort |
Participação de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar |
author |
Morgado, Mafalda Sofia Cristo |
author_facet |
Morgado, Mafalda Sofia Cristo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Mafalda Sofia Cristo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Necessidades educativas especiais Criança Educação pré-escolar Participation Special educational needs Children Kindergarten education |
topic |
Participação Necessidades educativas especiais Criança Educação pré-escolar Participation Special educational needs Children Kindergarten education |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-30T11:06:14Z 2014-07 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3918 TID:201355248 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3918 |
identifier_str_mv |
TID:201355248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133391046574080 |