“O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93479
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e4c64e7b921d003ed20e12be8ab6a376
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.“Psychological well-being related to the practice of physical exercice: case study with middle school students.” Teacher training report developed at the Vilarinho do Bairro Middle School during the 2018/2019 school year.Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoPrática PedagógicaHábitos de vida saudáveisTeacher TrainingPhysical EducationReflexionTeaching PracticesHealthy LifestylesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito do 2º ano de Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento procura refletir toda a experiência vivida, bem como todos os conhecimentos adquiridos durante o Estágio realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma B do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2018/2019. Com vista numa reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido ao longo deste Estágio, pretende-se desenvolver todas as competências e saberes teóricos obtidos ao longo de toda a nossa formação académica, aplicados agora num contexto escolar real, agilizando o progresso do indivíduo enquanto profissional de Educação Física. No decorrer deste documento serão apresentados quatro capítulos, referentes ao enquadramento biográfico, à contextualização da prática, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação e fundamentação do tema problema. Assim, no primeiro capítulo incide sobre as expetativas iniciais e a autoanálise inicial das fragilidades e dificuldades. No segundo, será apresentado a caracterização do meio escolar e da turma. No terceiro, o documento apresenta-se subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino-aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas; 4) a atitude ética e profissional. No último capítulo da apresentação e fundamentação do tema problema, demos continuidade ao projeto “Conta, Peso e Medida”, destinado à sensibilização e promoção de hábitos de vida saudáveis dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. Em suma, este documento visa a caracterização da prática pedagógica supervisionada ao longo deste ano letivo, fazendo referência aos aspetos que me permitiram crescer e compreender o que é ser professor.This Teacher Training took place on the 2nd year of the Master’s degree in Physical Education in Elementary and Middle school, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This report aims to reflect on the experience and the knowledge gathered during the internship on Escola Básica de Vilarinho do Bairro, on class B of the 8th grade, during the school year of 2018/2019.Regarding the knowledge developed during our academic training, this internship’s main goal was to apply this knowledge to a real academic context, as the student becomes now a professional in Physical Education.This report is divided into four chapters, which will discuss the biographic environment, the practical context, a reflective analysis of educational theory and the exposure of the main problems and their solutions. In the first chapter, we’ll discuss the initial expectations and a self-analysis of the main difficulties. In the second chapter, we’ll characterize the class and the school context. The third chapter, however, is divided into four main areas: 1st, the teaching activities related to the planning, implementation and evaluation; 2nd, organization and school management activities; 3rd, projects and educational partnerships; 4th, ethical and professional ethics. In the last chapter, regarding the main problems and their solutions, we’ll continue the project “Conta, Peso e Medida” (related to the BMI), designed to raise awareness and promote healthy lifestyles in middle school students. In conclusion, this document aims to characterize the educational practices that were monitored during the school year, referring to the matters that allowed me to grow and understand what it means to be a teacher.2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93479http://hdl.handle.net/10316/93479TID:202673294porFrias, Ana Carolina Peres Soares Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:48:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.317545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
“Psychological well-being related to the practice of physical exercice: case study with middle school students.” Teacher training report developed at the Vilarinho do Bairro Middle School during the 2018/2019 school year.
title “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
spellingShingle “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Hábitos de vida saudáveis
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Teaching Practices
Healthy Lifestyles
title_short “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
title_full “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
title_fullStr “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
title_full_unstemmed “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
title_sort “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019.
author Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro
author_facet Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Hábitos de vida saudáveis
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Teaching Practices
Healthy Lifestyles
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Hábitos de vida saudáveis
Teacher Training
Physical Education
Reflexion
Teaching Practices
Healthy Lifestyles
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93479
http://hdl.handle.net/10316/93479
TID:202673294
url http://hdl.handle.net/10316/93479
identifier_str_mv TID:202673294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019930030080