Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lélia Silveira Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/638
Resumo: Este artigo enfoca o uso de piadas como ferramenta de aprendizagem em aulas de inglês como Língua Estrangeira. O estudo foi centralizado sob seis aspectos que contribuem para uma melhor compreensão, pelos alunos, de piadas: interpretação, estrutura, ferramenta de aprendizagem, questões culturais, diferenças individuais e motivação. Ao que se refere às questões culturais, por exemplo, muitas vezes as piadas representam uma transgressão cultural, que os alunos precisariam entender para compreenderem a piada. Foram observadas as reações de alunos à apresentação de piadas em salas de aula em um Centro de Línguas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o uso de piadas foi fator de motivação entre os alunos para a aprendizagem de cultura e língua estrangeira.
id UNB-30_fd31856f1fcca636df409cb30a770883
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/638
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Jokes and riddles in English as a foreign language classroomsHumor;Piadas;Ensino/Aprendizagem de língua estrangeira;Pesquisa em sala de aula;Cultura.Este artigo enfoca o uso de piadas como ferramenta de aprendizagem em aulas de inglês como Língua Estrangeira. O estudo foi centralizado sob seis aspectos que contribuem para uma melhor compreensão, pelos alunos, de piadas: interpretação, estrutura, ferramenta de aprendizagem, questões culturais, diferenças individuais e motivação. Ao que se refere às questões culturais, por exemplo, muitas vezes as piadas representam uma transgressão cultural, que os alunos precisariam entender para compreenderem a piada. Foram observadas as reações de alunos à apresentação de piadas em salas de aula em um Centro de Línguas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o uso de piadas foi fator de motivação entre os alunos para a aprendizagem de cultura e língua estrangeira.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/63810.26512/rhla.v7i2.638Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 56-66Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 56-662237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBenghttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/638/538Souza, Lélia Silveira Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:42:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/638Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.740156Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
title Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
spellingShingle Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
Souza, Lélia Silveira Melo
Humor;
Piadas;
Ensino/Aprendizagem de língua estrangeira;
Pesquisa em sala de aula;
Cultura.
title_short Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
title_full Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
title_fullStr Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
title_full_unstemmed Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
title_sort Jokes and riddles in English as a foreign language classrooms
author Souza, Lélia Silveira Melo
author_facet Souza, Lélia Silveira Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lélia Silveira Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Humor;
Piadas;
Ensino/Aprendizagem de língua estrangeira;
Pesquisa em sala de aula;
Cultura.
topic Humor;
Piadas;
Ensino/Aprendizagem de língua estrangeira;
Pesquisa em sala de aula;
Cultura.
description Este artigo enfoca o uso de piadas como ferramenta de aprendizagem em aulas de inglês como Língua Estrangeira. O estudo foi centralizado sob seis aspectos que contribuem para uma melhor compreensão, pelos alunos, de piadas: interpretação, estrutura, ferramenta de aprendizagem, questões culturais, diferenças individuais e motivação. Ao que se refere às questões culturais, por exemplo, muitas vezes as piadas representam uma transgressão cultural, que os alunos precisariam entender para compreenderem a piada. Foram observadas as reações de alunos à apresentação de piadas em salas de aula em um Centro de Línguas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o uso de piadas foi fator de motivação entre os alunos para a aprendizagem de cultura e língua estrangeira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/638
10.26512/rhla.v7i2.638
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/638
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i2.638
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/638/538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 56-66
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 56-66
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344778952704