A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16566 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolar |
id |
RCAP_e542fc4517dd3e8d25513c5aa82c75be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolarJardim de InfânciaInclusãoNecessidades educativas especiaisEscola inclusivaKindergartenInclusionSpecial educational needsInclusive schoolRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolarO relatório apresentado resulta de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada de todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, decorrente do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu num estabelecimento público, em contexto de Jardim de Infância. Será apresentada uma investigação realizada no contexto, incidindo na compreensão do modo como as crianças com Necessidades Educativas Específicas são incluídas nesse mesmo estabelecimento, tendo como principais objetivos: i. Compreender o que são crianças com NEE; ii. Compreender o que é uma escola inclusiva; iii. Analisar o modo como é feita a inclusão das crianças com NEE; iv. Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão das crianças com NEE. Metodologicamente, a investigação, de natureza qualitativa, centra-se num estudo-caso, tendo-se utilizado diferentes técnicas de recolha de dados, tais como: observação participante, consulta documental, entrevistas semiestruturadas à equipa educativa, à Coordenadora do Estabelecimento e ao Professor de Educação Especial. Esta investigação visa estudar o modo organizacional de um jardim de infância que se define como inclusivo.This report is the result of a critical, reflective and reasoned analysis of the entire course of the Supervised Professional Practice II, arising from the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education, which took place in a public establishment, in a Kindergarten context. An investigation carried out in the context will be presented, focusing on understanding how children with Special Educational Needs (SEN) are included in that same establishment, with the following main objectives: i. Understand what children with SEN are; ii. Understand what an inclusive school is; iii. Analyze how the inclusion of children with SEN is made; iv. To know the vision of the educational team about the inclusion of children with SEN. Methodologically, the research, qualitative in nature, focuses on a case study, using different data collection techniques, such as: participant observation, document consultation, semi-structured interviews with the educational team, the school coordinator and the Special Education Teacher. This research aims to study the organizational mode of a kindergarten that defines itself as inclusive.Rodrigues, CarinaRCIPLMateus, Mariana Salavessa Grilo2023-10-17T10:17:37Z2023-05-262023-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16566TID:203352840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-18T02:15:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:55.687553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
title |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
spellingShingle |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar Mateus, Mariana Salavessa Grilo Jardim de Infância Inclusão Necessidades educativas especiais Escola inclusiva Kindergarten Inclusion Special educational needs Inclusive school |
title_short |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
title_full |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
title_fullStr |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
title_full_unstemmed |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
title_sort |
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolar |
author |
Mateus, Mariana Salavessa Grilo |
author_facet |
Mateus, Mariana Salavessa Grilo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Carina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Mariana Salavessa Grilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Inclusão Necessidades educativas especiais Escola inclusiva Kindergarten Inclusion Special educational needs Inclusive school |
topic |
Jardim de Infância Inclusão Necessidades educativas especiais Escola inclusiva Kindergarten Inclusion Special educational needs Inclusive school |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2.º Ano de Mestrado em Educação Pré-escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-17T10:17:37Z 2023-05-26 2023-05-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16566 TID:203352840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16566 |
identifier_str_mv |
TID:203352840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133622588932096 |