O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2997 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_e544674bd42cc9a1eb4b27c2b034b0c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escritaTecnologias da informação e da comunicação (TIC)Quadro interativo multimédia (QIMProcesso de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita1º ciclo do ensino básico (1ºCEB)Prática de ensino supervisionadaThe information technology and communication (ITC)Multimedia interactive whiteboard (QIM)The teaching/learning of reading and writing1st cycle of basic education (1ºCEB)Supervised teaching practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a ganhar uma grande relevância na sociedade atual («sociedade em rede»). Cada vez mais se impõe como fundamental que as instituições escolares e os seus intervenientes valorizem as tecnologias digitais e promovam a sua efetiva utilização, retirando das mesmas o seu melhor proveito. Para o efeito, não poderá ser descurada uma formação contínua ao longo da vida que inclua as tecnologias digitais para que se proporcione uma verdadeira inclusão social. A investigação proposta pretendeu averiguar qual o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Como tal, os principais objetivos aos quais se procurou dar resposta foram os seguintes: introduzir a utilização do QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens que lhe estão inerentes. A implementação da investigação supracitada ocorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB (PES-1ºCEB) com uma turma de alunos do 1º ano de escolaridade da Escola Básica São Tiago de Castelo Branco. A metodologia adotada pressupôs uma investigação de caráter qualitativo, congregando, simultaneamente, uma abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo foi baseado no trabalho de campo, que envolveu um grupo particular de alunos e a utilização de um dispositivo digital específico – o QIM. Paralelamente, propuseram-se alterações no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita com a utilização desse mesmo recurso tecnológico, analisando e refletindo continuamente acerca da implementação propriamente dita e dos resultados obtidos com a mesma. As técnicas e instrumentos aplicados na recolha e análise dos dados foram a observação participante e as notas de campo, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista (análise de conteúdo), as produções dos alunos e os registos fotográficos/filmagens. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices de concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho.Abstract: The Information Technology and Communication (ITC) have been gaining great relevance in today's society ("network society"). Increasingly it imposed as fundamental that school institutions and their stakeholders value the digital technologies and promote their effective use, taking the same your best advantage. To this end, it can not be neglected continuing education throughout life that includes the digital technologies that will provide a real social inclusion. The research proposal intended to find out what difference the use of multimedia interactive whiteboard (QIM) for improving the teaching / learning of reading and writing in students of the 1st grade of the 1st cycle of basic education (1ºCEB). As such, the main objectives to which we tried to respond were: introducing the use of QIM in an educational context and promote their specific use in the teaching / learning of reading and writing, proposing didactic strategies accordingly; assess whether such use effectively improves the teaching / learning process in the area concerned; identify the main advantages and disadvantages that are inherent therein. The implementation of the above research occurred during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB (PES-1ºCEB) with a group of students of the 1st grade of the Basic School St. James of Castelo Branco. The methodology assumed a qualitative research, bringing together simultaneously, an approach that favored case study and research-action. The study was based on field work, which involved a particular group of students and the use of a particular digital device - the QIM. At the same time, they set out to change the teaching / reading and writing learning with the use of that technology resource, analyzing and reflecting continuously about the actual implementation and results obtained with it. The techniques and instruments used in collecting and analyzing the data were participant observation and field notes, the questionnaire survey, the interview survey (content analysis), the student productions and photo / filming records. The triangulation of data enabled the perception that, in comparative terms, the use of QIM came to promote better learning in the teaching / reading and writing learning. The students concentration ratios were being more extensive and more consistent, leading to a gradual improvement in performance.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraGonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Vanessa Sofia2015-10-09T13:54:44Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2997TID:201039443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:17Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:11.685270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
title |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
spellingShingle |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita Dias, Vanessa Sofia Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM Processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita 1º ciclo do ensino básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada The information technology and communication (ITC) Multimedia interactive whiteboard (QIM) The teaching/learning of reading and writing 1st cycle of basic education (1ºCEB) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
title_fullStr |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
title_sort |
O quadro interativo multimédia (QIM) no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita |
author |
Dias, Vanessa Sofia |
author_facet |
Dias, Vanessa Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vanessa Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM Processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita 1º ciclo do ensino básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada The information technology and communication (ITC) Multimedia interactive whiteboard (QIM) The teaching/learning of reading and writing 1st cycle of basic education (1ºCEB) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Quadro interativo multimédia (QIM Processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita 1º ciclo do ensino básico (1ºCEB) Prática de ensino supervisionada The information technology and communication (ITC) Multimedia interactive whiteboard (QIM) The teaching/learning of reading and writing 1st cycle of basic education (1ºCEB) Supervised teaching practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-09T13:54:44Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2997 TID:201039443 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2997 |
identifier_str_mv |
TID:201039443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130803912835072 |