Supervisão na formação inicial de terapeutas ocupacionais: uma proposta de projeto de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28602 |
Resumo: | Esta Dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação no Ramo de Supervisão da Universidade de Aveiro. Contextualização: Conhecendo a formação em Terapia Ocupacional no contexto brasileiro e mais especificamente na Universidade Federal de Pernambuco, observou-se a pertinência de sistematizar, não só as competências a desenvolver pelos estudantes do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, como também a forma como essas competências são monitorizadas e avaliadas, através do processo supervisivo, pois que, apesar das directivas internacionais sobre este processo, há ainda um trabalho a desenvolver no sentido de melhorar o mesmo, ajustando-o aos contextos de cada Universidade. Objetivo: Este projecto tem como identificar, descrever e analisar as competências dos profissionais de Terapia Ocupacional; Elaborar um Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento de Competências do estudante do Curso de Bacharelato em Terapia Ocupacional; Propor ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco uma Grelha de avaliação do desenvolvimento de competências do estudante do Curso de Terapia Ocupacional, a ser validado por pares e posteriormente introduzido como elemento de avaliação no referido curso. Metodologia: Para a realização deste estudo utilizou-se a metodologia do trabalho de projecto, com base nos pressupostos teóricos. Foi feita uma revisão da literatura sobre a temática, a partir da qual foram emergindo as dimensões e indicadores a ser constantes no instrumento de avaliação a ser criado. Considerações finais: Foi elaborado o Instrumento de avaliação de competências de estudantes de terapia ocupacional de estágio supervisionado para apoiar o processo supervisivo, podendo contribuir para a prática profissional de supervisores e profissionais das áreas de saúde na elaboração de conteúdos educativos. Este instrumento será alvo de validação por pares, na Universidade Federal de Pernambuco após a conclusão deste trabalho e já como docente na referida Universidade. |
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Esta Dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação no Ramo de Supervisão da Universidade de Aveiro. Contextualização: Conhecendo a formação em Terapia Ocupacional no contexto brasileiro e mais especificamente na Universidade Federal de Pernambuco, observou-se a pertinência de sistematizar, não só as competências a desenvolver pelos estudantes do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, como também a forma como essas competências são monitorizadas e avaliadas, através do processo supervisivo, pois que, apesar das directivas internacionais sobre este processo, há ainda um trabalho a desenvolver no sentido de melhorar o mesmo, ajustando-o aos contextos de cada Universidade. Objetivo: Este projecto tem como identificar, descrever e analisar as competências dos profissionais de Terapia Ocupacional; Elaborar um Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento de Competências do estudante do Curso de Bacharelato em Terapia Ocupacional; Propor ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco uma Grelha de avaliação do desenvolvimento de competências do estudante do Curso de Terapia Ocupacional, a ser validado por pares e posteriormente introduzido como elemento de avaliação no referido curso. Metodologia: Para a realização deste estudo utilizou-se a metodologia do trabalho de projecto, com base nos pressupostos teóricos. Foi feita uma revisão da literatura sobre a temática, a partir da qual foram emergindo as dimensões e indicadores a ser constantes no instrumento de avaliação a ser criado. Considerações finais: Foi elaborado o Instrumento de avaliação de competências de estudantes de terapia ocupacional de estágio supervisionado para apoiar o processo supervisivo, podendo contribuir para a prática profissional de supervisores e profissionais das áreas de saúde na elaboração de conteúdos educativos. Este instrumento será alvo de validação por pares, na Universidade Federal de Pernambuco após a conclusão deste trabalho e já como docente na referida Universidade. |
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