Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Sara Catarina Veloso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6141
Resumo: Mestrado em Gestão
id RCAP_e5959746ad0947197c12e757a457b9ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de casoGestãoRelacionamento com o clienteQualidadeValorLealdadeMestrado em GestãoExame Público realizado em 20 de Dezembro de 2021O objetivo desta investigação foi perceber como o relacionamento com o cliente influencia a qualidade e valor percebido, e como esta relação conduz à lealdade com o cliente. Em relação à metodologia foi utilizado o estudo de caso aplicado a uma empresa do setor metalúrgico. Na realização deste trabalho foi desenvolvida uma revisão da literatura com conceitos essenciais como a satisfação, a fidelização, a lealdade, comunicação boca-a-boca, valor percebido e a gestão do relacionamento com o cliente (crm). No estudo empírico foi aplicado um questionário com quatro escalas relativas ao relacionamento com o cliente, qualidade percebida, valor percebido e lealdade. O questionário foi aplicado a uma amostra de 103 pessoas, e posteriormente foram realizadas quatro entrevistas para colmatar as respostas aos inquéritos. A amostra utilizada é não probabilística por conveniência. Pela análise dos resultados é possível verificar que a empresa Armindo Gouveia Serralharia mantém um bom relacionamento com os clientes e que através da avaliação positiva da qualidade percebida e valor percebido foi possível conduzir os clientes à lealdade. Através do desenvolvimento da revisão da literatura foi possível desenvolver quatro hipóteses de investigação que foram todas validadas. Em suma, o relacionamento com o cliente tem influência na qualidade e no valor percebido e assim na lealdade do cliente.The objective of this investigation was to understand how the relationship with the customer influences the quality and perceived value, and how this relationship leads to customer loyalty. Regarding the methodology, the case study applied to a company in the metallurgical sector was used. In carrying out this work, a literature review was developed with essential concepts such as satisfaction, loyalty, loyalty, word-of-mouth communication, perceived value, and customer relationship management (crm). In the empirical study, a questionnaire with four scales related to customer relationship, perceived quality, perceived value and loyalty was applied. The questionnaire was applied to a sample of 103 people, and subsequently four interviews were carried out to complete the responses to the surveys. The sample used is non-probabilistic for convenience. Through the analysis of the results, it is possible to verify that the company Armindo Gouveia Serralharia maintains a good relationship with its customers, and that through the positive evaluation of the perceived quality and perceived value, it was possible to lead customers to loyalty. Through the development of the literature review, it was possible to develop four research hypotheses, which were all validated. In short, the relationship with the customer has an influence on quality and perceived value, and thus on customer loyalty.2022-02-07T12:31:12Z2022-02-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6141http://hdl.handle.net/11067/6141TID:202913066porGouveia, Sara Catarina Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:13Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:41.537138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
title Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
spellingShingle Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
Gouveia, Sara Catarina Veloso
Gestão
Relacionamento com o cliente
Qualidade
Valor
Lealdade
title_short Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
title_full Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
title_fullStr Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
title_full_unstemmed Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
title_sort Gestão do relacionamento com o cliente num contexto industrial, um estudo de caso
author Gouveia, Sara Catarina Veloso
author_facet Gouveia, Sara Catarina Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Sara Catarina Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Relacionamento com o cliente
Qualidade
Valor
Lealdade
topic Gestão
Relacionamento com o cliente
Qualidade
Valor
Lealdade
description Mestrado em Gestão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-07T12:31:12Z
2022-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6141
http://hdl.handle.net/11067/6141
TID:202913066
url http://hdl.handle.net/11067/6141
identifier_str_mv TID:202913066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136729041469440