O negócio da publicidade no contexto de um operador postal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16268
Resumo: O setor postal está a atravessar uma fase de transformação profunda. A disponibilidade tecnológica que condicionou a revolução da comunicação e criou novas tendências faz com que os gestores que trabalham neste setor assistam a quedas graduais significativas da sua atividade core – a distribuição de correio físico. O modelo de negócio dos operadores postais tende a transformar-se e centrar-se no aproveitamento das oportunidades trazidas pelo crescimento do comércio eletrónico (distribuição e logística de encomendas) e também na capitalização da experiência nos serviços financeiros e bancários, sustentada em redes ímpares de proximidade com os cidadãos e empresas. Do lado da atividade principal – a distribuição postal, os operadores têm vindo a apostar no desenvolvimento do seu posicionamento como meio de comunicação publicitária. O presente caso pedagógico visa suscitar a reflexão em torno da estratégia desenvolvida pelos CTT no sentido de dinamizar o seu negócio de publicidade, apelando ao “disconnect to connect”. Segmentação, oferta disponibilizada e estratégia de comunicação são aspetos sobre os quais se convida a refletir. Desafia-se ainda o pensamento sobre os critérios utilizados atualmente para definir o media-mix (meios digitais e tradicionais), provocando e sustentando a visão de que os meios físicos ainda têm um papel na comunicação que poderá determinar a eficácia da mesma se combinados com os restantes meios numa lógica de integração e omnicanalidade, onde a consistência e coerência da experiência e dos conteúdos são determinantes para os resultados.
id RCAP_e62fd1ebd29d193987f5670c778d3f7d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O negócio da publicidade no contexto de um operador postalCTT- Correios de PortugalPublicidadeEstratégias de comunicaçãoMeios de comunicaçãoCaso pedagógicoComunicação integradaComunicação digitalComunicação tradicionalIntegrated communicationDigital communicationTraditional communicationO setor postal está a atravessar uma fase de transformação profunda. A disponibilidade tecnológica que condicionou a revolução da comunicação e criou novas tendências faz com que os gestores que trabalham neste setor assistam a quedas graduais significativas da sua atividade core – a distribuição de correio físico. O modelo de negócio dos operadores postais tende a transformar-se e centrar-se no aproveitamento das oportunidades trazidas pelo crescimento do comércio eletrónico (distribuição e logística de encomendas) e também na capitalização da experiência nos serviços financeiros e bancários, sustentada em redes ímpares de proximidade com os cidadãos e empresas. Do lado da atividade principal – a distribuição postal, os operadores têm vindo a apostar no desenvolvimento do seu posicionamento como meio de comunicação publicitária. O presente caso pedagógico visa suscitar a reflexão em torno da estratégia desenvolvida pelos CTT no sentido de dinamizar o seu negócio de publicidade, apelando ao “disconnect to connect”. Segmentação, oferta disponibilizada e estratégia de comunicação são aspetos sobre os quais se convida a refletir. Desafia-se ainda o pensamento sobre os critérios utilizados atualmente para definir o media-mix (meios digitais e tradicionais), provocando e sustentando a visão de que os meios físicos ainda têm um papel na comunicação que poderá determinar a eficácia da mesma se combinados com os restantes meios numa lógica de integração e omnicanalidade, onde a consistência e coerência da experiência e dos conteúdos são determinantes para os resultados.The postal sector is undergoing a phase of deep transformation. The technological availability that led to the communication revolution and created new trends, makes managers working in this sector watch significant decreases of their core activity - the distribution of physical mail. The business model of postal operators tends to transform and focus on taking advantage of the opportunities brought about by the growth of electronic commerce (distribution and parcel logistics) and also in the capitalization of the experience in financial and banking services, supported by unique networks of proximity to citizens and businesses. On the side of the main activity - postal distribution, operators have been investing on the development of their position as a means of advertising communication. The present pedagogical case is intended to stimulate reflection on the strategy developed by CTT in order to streamline its advertising business, appealing to "disconnect to connect". Segmentation, products and services and communication strategy are aspects that you are invited to reflect on. It also challenges thinking about the criteria currently used to define the media mix, provoking and sustaining the view that physical media still have a role in communication that can determine its effectiveness if combined with the other means in a logic of integration and omnichannel where the consistency and coherence of experience and content are crucial for the results.2018-07-04T15:45:25Z2017-12-18T00:00:00Z2017-12-182017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16268TID:201808862porOliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:53.225376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
title O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
spellingShingle O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
Oliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires de
CTT- Correios de Portugal
Publicidade
Estratégias de comunicação
Meios de comunicação
Caso pedagógico
Comunicação integrada
Comunicação digital
Comunicação tradicional
Integrated communication
Digital communication
Traditional communication
title_short O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
title_full O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
title_fullStr O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
title_full_unstemmed O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
title_sort O negócio da publicidade no contexto de um operador postal
author Oliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires de
author_facet Oliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Graça Maria Porto Temudo Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv CTT- Correios de Portugal
Publicidade
Estratégias de comunicação
Meios de comunicação
Caso pedagógico
Comunicação integrada
Comunicação digital
Comunicação tradicional
Integrated communication
Digital communication
Traditional communication
topic CTT- Correios de Portugal
Publicidade
Estratégias de comunicação
Meios de comunicação
Caso pedagógico
Comunicação integrada
Comunicação digital
Comunicação tradicional
Integrated communication
Digital communication
Traditional communication
description O setor postal está a atravessar uma fase de transformação profunda. A disponibilidade tecnológica que condicionou a revolução da comunicação e criou novas tendências faz com que os gestores que trabalham neste setor assistam a quedas graduais significativas da sua atividade core – a distribuição de correio físico. O modelo de negócio dos operadores postais tende a transformar-se e centrar-se no aproveitamento das oportunidades trazidas pelo crescimento do comércio eletrónico (distribuição e logística de encomendas) e também na capitalização da experiência nos serviços financeiros e bancários, sustentada em redes ímpares de proximidade com os cidadãos e empresas. Do lado da atividade principal – a distribuição postal, os operadores têm vindo a apostar no desenvolvimento do seu posicionamento como meio de comunicação publicitária. O presente caso pedagógico visa suscitar a reflexão em torno da estratégia desenvolvida pelos CTT no sentido de dinamizar o seu negócio de publicidade, apelando ao “disconnect to connect”. Segmentação, oferta disponibilizada e estratégia de comunicação são aspetos sobre os quais se convida a refletir. Desafia-se ainda o pensamento sobre os critérios utilizados atualmente para definir o media-mix (meios digitais e tradicionais), provocando e sustentando a visão de que os meios físicos ainda têm um papel na comunicação que poderá determinar a eficácia da mesma se combinados com os restantes meios numa lógica de integração e omnicanalidade, onde a consistência e coerência da experiência e dos conteúdos são determinantes para os resultados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T00:00:00Z
2017-12-18
2017-10
2018-07-04T15:45:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16268
TID:201808862
url http://hdl.handle.net/10071/16268
identifier_str_mv TID:201808862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134706257625088