Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4529 |
Resumo: | Investigaram-se variáveis académicas e familiares, procurando-se descortinar a sua relação com o posicionamento dos estudantes face às vivências da praxe, a nível da sua integração académica. 163 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior responderam a um questionário e à subescala “Integração” do Questionário de Vivências da Praxe (QVP). O “Tempo de estudo” foi a única variável, entre as estudadas, que apresentou uma associação estatisticamente significativa com o “Posicionamento face às vivências da praxe”. O rendimento académico é influenciado por diversas variáveis, entre as quais o “Sexo”, a “Posição da opção de escolha do curso” e o “Tempo de estudo”. |
id |
RCAP_e6ed04fd3e1ffddf756e0370460230eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores.Transition, hazing and academic and family variables. Studies at the University of the AzoresEnsino SuperiorVivência da PraxeIntegração académicaHigher EducationPractice HazingAcademic IntegrationInvestigaram-se variáveis académicas e familiares, procurando-se descortinar a sua relação com o posicionamento dos estudantes face às vivências da praxe, a nível da sua integração académica. 163 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior responderam a um questionário e à subescala “Integração” do Questionário de Vivências da Praxe (QVP). O “Tempo de estudo” foi a única variável, entre as estudadas, que apresentou uma associação estatisticamente significativa com o “Posicionamento face às vivências da praxe”. O rendimento académico é influenciado por diversas variáveis, entre as quais o “Sexo”, a “Posição da opção de escolha do curso” e o “Tempo de estudo”.ABSTRACT: Some academic and family variables were investigated, in order to perceive their relationship with the positioning of the university students in relation to the role of the hazing practices, in terms of their academic integration. 163 students from Higher Education answered to a questionnaire and to the Hazing Living Experiences Questionnaire (QVP). "Study time" was the only variable, among those studied, that presented a statistically significant association with the "Positioning in relation to the hazing practices". Moreover, the academic performance of the students is influenced by several variables, among which are the "Gender", "Position of choice of course" and "Time of study".Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la EducaciónRepositório da Universidade dos AçoresSilva, OsvaldoCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, MariaMartins, Maria J.2018-01-09T13:02:29Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4529porSilva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 229-233. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.29402386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:52.962906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. Transition, hazing and academic and family variables. Studies at the University of the Azores |
title |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
spellingShingle |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. Silva, Osvaldo Ensino Superior Vivência da Praxe Integração académica Higher Education Practice Hazing Academic Integration |
title_short |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
title_full |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
title_fullStr |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
title_full_unstemmed |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
title_sort |
Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. |
author |
Silva, Osvaldo |
author_facet |
Silva, Osvaldo Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osvaldo Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Vivência da Praxe Integração académica Higher Education Practice Hazing Academic Integration |
topic |
Ensino Superior Vivência da Praxe Integração académica Higher Education Practice Hazing Academic Integration |
description |
Investigaram-se variáveis académicas e familiares, procurando-se descortinar a sua relação com o posicionamento dos estudantes face às vivências da praxe, a nível da sua integração académica. 163 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior responderam a um questionário e à subescala “Integração” do Questionário de Vivências da Praxe (QVP). O “Tempo de estudo” foi a única variável, entre as estudadas, que apresentou uma associação estatisticamente significativa com o “Posicionamento face às vivências da praxe”. O rendimento académico é influenciado por diversas variáveis, entre as quais o “Sexo”, a “Posição da opção de escolha do curso” e o “Tempo de estudo”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-09T13:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4529 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 229-233. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940 2386-7418 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130723090694144 |