Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10621
Resumo: O estágio pedagógico em Educação Física é o momento final da formação inicial dos professores de Educação Física, representando uma etapa fundamental para a sua formação. Este apresenta aos futuros professores oportunidades de prática de ensino real, microensino e observação pedagógica, entre outras, importantes para desenvolver as suas competências enquanto professores. O presente relatório procura descrever e analisar de forma reflexiva e projetiva a experiência vivida durante o estágio pedagógico em Educação Física. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais, como planear conteúdos, interpretar comportamentos, desenvolver conhecimentos e analisar informação, tornando-me mais preparado para desempenhar o papel de professor com qualidade e competência. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor. Para ser possível melhorar e superar essas dificuldades foi necessário organizá-las e trabalhar sobre um conjunto pequeno de cada vez. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras estão ainda por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feedback e o controlo da turma, em especial à distância, são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver no futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.
id RCAP_e70b3e59e1d500f9292e84f34e6e9072
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos SantosEstágio pedagógicoEducação FísicaProcesso de ensino-aprendizagemProfessorNecessidades de formaçãoTeaching practicePhysical EducationLearning processTeacherTraining needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico em Educação Física é o momento final da formação inicial dos professores de Educação Física, representando uma etapa fundamental para a sua formação. Este apresenta aos futuros professores oportunidades de prática de ensino real, microensino e observação pedagógica, entre outras, importantes para desenvolver as suas competências enquanto professores. O presente relatório procura descrever e analisar de forma reflexiva e projetiva a experiência vivida durante o estágio pedagógico em Educação Física. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais, como planear conteúdos, interpretar comportamentos, desenvolver conhecimentos e analisar informação, tornando-me mais preparado para desempenhar o papel de professor com qualidade e competência. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor. Para ser possível melhorar e superar essas dificuldades foi necessário organizá-las e trabalhar sobre um conjunto pequeno de cada vez. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras estão ainda por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feedback e o controlo da turma, em especial à distância, são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver no futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.Teaching practice in Physical Education is the final moment of initial training for Physical Education teachers, representing a crucial moment of their education. Teaching practice in Physical Education enables future teachers to practice real teaching, among others techniques, important to develop their skills as teachers. This report sought to describe and analyze, in a reflective and projective way, the experience of teaching practice. This educational experience enabled the acquisition and development of crucial skills, as planning, observing and interpreting, developing knowledge, and analyzing information, enhancing the quality of my performance as a teacher. During the 2014-2015 school year I have presented some difficulties in several aspects of teachers’ intervention. In order to improve and surpass these difficulties it was necessary to organize them in small groups, working on each group at a time. Despite the improvement in several skills during teaching practice, others still need further development. Due to their importance to the learning process, feedback emission and quality and class control, especially distance control, are skills that I intent to continue to work on, as these skills still need to be improved.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaPeralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso2016-01-08T15:50:00Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:03.381918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Necessidades de formação
Teaching practice
Physical Education
Learning process
Teacher
Training needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
author Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
author_facet Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peralta, Miguel Pedro Fernandes de Almeida Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Necessidades de formação
Teaching practice
Physical Education
Learning process
Teacher
Training needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação Física
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Necessidades de formação
Teaching practice
Physical Education
Learning process
Teacher
Training needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico em Educação Física é o momento final da formação inicial dos professores de Educação Física, representando uma etapa fundamental para a sua formação. Este apresenta aos futuros professores oportunidades de prática de ensino real, microensino e observação pedagógica, entre outras, importantes para desenvolver as suas competências enquanto professores. O presente relatório procura descrever e analisar de forma reflexiva e projetiva a experiência vivida durante o estágio pedagógico em Educação Física. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais, como planear conteúdos, interpretar comportamentos, desenvolver conhecimentos e analisar informação, tornando-me mais preparado para desempenhar o papel de professor com qualidade e competência. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor. Para ser possível melhorar e superar essas dificuldades foi necessário organizá-las e trabalhar sobre um conjunto pequeno de cada vez. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras estão ainda por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feedback e o controlo da turma, em especial à distância, são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver no futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-08T15:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10621
url http://hdl.handle.net/10400.5/10621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053424640000