Plano e Estratégias de Marketing para o hotel Monte Graciosa Plano de Marketing Associado ao Rebranding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Gonçalves, Júlia de Manuel Chantre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41836
Resumo: O presente trabalho visa definir e desenvolver um plano estratégico de marketing para o futuro hotel Monte Graciosa, anteriormente designado por hotel Baia Verde. A necessidade de se efetuar um rebranding resulta da mudança do nome de um hotel que funcionou durante mais de 20 anos, relançando-se a partir do zero, com objetivos maiores. A estratégia assenta na definição de novos objetivos, de aferir quais são as necessidades do mercado e de investir na formação do staff do hotel para a assimilação da nova marca. O hotel Baia Verde foi uma estrutura hoteleira líder, durante mais de 15 anos, na cidade do Tarrafal, que recebeu os mais ilustres hóspedes, ganhou vários prémios pelos serviços, ementa e pela experiência única de se encontrar localizada na frente de uma das melhores praias do mundo. Ao longo dos últimos anos perdeu clientes face à abertura de outras unidades. Há a necessidade de se investir num plano e estratégias de marketing que fidelize os clientes, angarie novos e proporcione uma experiência única, diferenciadora, na cidade do Tarrafal. Uma estrutura hoteleira, empresa prestadora de serviços, necessita de realizar uma avaliação constante sobre o seu tipo de serviço, a qualidade da sua oferta, se se encontra atualizada e competitiva face às tendências do mercado e à chegada de novas ofertas concorrenciais. A estrutura de marketing desta empresa baseou-se na comunicação oral, junto de cada cliente, resultante pelo tipo de experiência obtida, após a sua estadia, sendo inteiramente fruto da satisfação. Mesmo sendo um hotel de 4 estrelas, num país com pouco mais de 565.514 habitantes e tendo a cidade do Tarrafal 18.565 mil habitantes, a simples promoção assente na experiência do consumidor apresentava-se como suficiente. De acordo com este cenário, o presente estudo visa apresentar uma proposta de rebranding do hotel, com um plano de marketing associado, assim como a apresentação de um plano de marketing criado do zero. O plano procurará relançar a estrutura hoteleira de forma que esta se reafirme na oferta turística.
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