Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31519
Resumo: O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio, realizado no âmbito do mestrado em Marketing, na empresa LOBA - agência de Customer Experience Design, e os respetivos resultados obtidos face aos objetivos definidos. A LOBA é constituída por quatro áreas de atuação - a LOBA Brands, a LOBA Ecommerce, a LOBA Applications e a LOBA Product Design - sendo que o estágio curricular aconteceu na LOBA Ecommerce, mais concretamente, no departamento de Marketing Digital. O estágio consistiu essencialmente na gestão de comunidades online, com o objetivo de fortalecer a comunicação dos vários clientes da LOBA nas redes sociais. Concretamente, as principais atividades realizadas foram o serviço de apoio ao cliente, o agendamento mensal de publicações, o desenvolvimento de relatórios mensais e o carregamento de conteúdos em backoffice, entre outras. A experiência em contexto laboral permitiu perceber a importância do planeamento ser flexível de forma a adaptar-se a mudanças de ambiente, tal como aconteceu a partir de março com o inicio da pandemia do Covid-19. Por fim, no último mês de estágio curricular, fui convidada a continuar o meu processo de evolução na equipa de marketing digital através do estágio profissional, o qual aceitei, uma vez que irá permitir continuar a estimular a minha aprendizagem nesta área e começar a aprender novas capacidades na criação dos próprios planos de publicações.
id RCAP_e7a2139e68480dd37b8cbf159a75c46c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades onlineComunidades onlineMarketing digitalMarketing de redes sociaisRedes sociaisWord-of-MouthO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio, realizado no âmbito do mestrado em Marketing, na empresa LOBA - agência de Customer Experience Design, e os respetivos resultados obtidos face aos objetivos definidos. A LOBA é constituída por quatro áreas de atuação - a LOBA Brands, a LOBA Ecommerce, a LOBA Applications e a LOBA Product Design - sendo que o estágio curricular aconteceu na LOBA Ecommerce, mais concretamente, no departamento de Marketing Digital. O estágio consistiu essencialmente na gestão de comunidades online, com o objetivo de fortalecer a comunicação dos vários clientes da LOBA nas redes sociais. Concretamente, as principais atividades realizadas foram o serviço de apoio ao cliente, o agendamento mensal de publicações, o desenvolvimento de relatórios mensais e o carregamento de conteúdos em backoffice, entre outras. A experiência em contexto laboral permitiu perceber a importância do planeamento ser flexível de forma a adaptar-se a mudanças de ambiente, tal como aconteceu a partir de março com o inicio da pandemia do Covid-19. Por fim, no último mês de estágio curricular, fui convidada a continuar o meu processo de evolução na equipa de marketing digital através do estágio profissional, o qual aceitei, uma vez que irá permitir continuar a estimular a minha aprendizagem nesta área e começar a aprender novas capacidades na criação dos próprios planos de publicações.The purpose of this report, through the description of the activities developed, is to demonstrate the community management conducted at LOBA. LOBA, Customer Experience Design agency, is composed by four areas of action, where my curricular internship focused on the Ecommerce area, more specifically, the Digital Marketing department, where I performed online community management tasks. The curricular internship essentially consisted in the management of online communities, with the aim of strengthening the communication of LOBA's various clients on social networks. Specifically, the main activities carried out were customer service, monthly scheduling of publications, development of monthly reports and loading of content in backoffice, among others. The experience in the labour context has made it possible to understand the importance of flexible planning in order to adapt to changes in the environment, as was the case in March with the beginning of the Covid-19 pandemic. In the last month of my curricular internship, I was invited to continue my evolution process in the digital marketing team through the internship, which I accepted as it will allow me to continue stimulating my learning in this area and to start learning new skills in the creation of my own publications plans.2026-03-23T00:00:00Z2021-02-15T00:00:00Z2021-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31519porSilva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:50Zoai:ria.ua.pt:10773/31519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:22.781281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
title Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
spellingShingle Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
Silva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes da
Comunidades online
Marketing digital
Marketing de redes sociais
Redes sociais
Word-of-Mouth
title_short Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
title_full Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
title_fullStr Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
title_full_unstemmed Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
title_sort Relatório de estágio na agência LOBA: gestão de redes sociais e comunidades online
author Silva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes da
author_facet Silva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Alexandra Ribeiro Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades online
Marketing digital
Marketing de redes sociais
Redes sociais
Word-of-Mouth
topic Comunidades online
Marketing digital
Marketing de redes sociais
Redes sociais
Word-of-Mouth
description O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio, realizado no âmbito do mestrado em Marketing, na empresa LOBA - agência de Customer Experience Design, e os respetivos resultados obtidos face aos objetivos definidos. A LOBA é constituída por quatro áreas de atuação - a LOBA Brands, a LOBA Ecommerce, a LOBA Applications e a LOBA Product Design - sendo que o estágio curricular aconteceu na LOBA Ecommerce, mais concretamente, no departamento de Marketing Digital. O estágio consistiu essencialmente na gestão de comunidades online, com o objetivo de fortalecer a comunicação dos vários clientes da LOBA nas redes sociais. Concretamente, as principais atividades realizadas foram o serviço de apoio ao cliente, o agendamento mensal de publicações, o desenvolvimento de relatórios mensais e o carregamento de conteúdos em backoffice, entre outras. A experiência em contexto laboral permitiu perceber a importância do planeamento ser flexível de forma a adaptar-se a mudanças de ambiente, tal como aconteceu a partir de março com o inicio da pandemia do Covid-19. Por fim, no último mês de estágio curricular, fui convidada a continuar o meu processo de evolução na equipa de marketing digital através do estágio profissional, o qual aceitei, uma vez que irá permitir continuar a estimular a minha aprendizagem nesta área e começar a aprender novas capacidades na criação dos próprios planos de publicações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-15T00:00:00Z
2021-02-15
2026-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31519
url http://hdl.handle.net/10773/31519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137689169035264