As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8910 |
Resumo: | O conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento. |
id |
RCAP_e7b3df725fbb2dafdaa8bffcfa3c9ad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um territórioCultura digitalDimensões da cultura digitalConstrução colaborativaPlataforma digitalCompetências humanasO conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento.*TRS, Tecnologia, Redes e SociedadeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, PauloGouveia, Luis Borges2020-08-10T14:52:11Z2020-05-01T00:00:00Z2020-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8910porAraújo, P. e Gouveia, L. (2020). As Dimensões Valorativas da Cultura Digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território. Relatório Interno 02/2020. *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade. Maio. Universidade Fernando Pessoa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:08:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:34.855424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
title |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
spellingShingle |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território Araújo, Paulo Cultura digital Dimensões da cultura digital Construção colaborativa Plataforma digital Competências humanas |
title_short |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
title_full |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
title_fullStr |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
title_full_unstemmed |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
title_sort |
As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território |
author |
Araújo, Paulo |
author_facet |
Araújo, Paulo Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Luis Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Paulo Gouveia, Luis Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Dimensões da cultura digital Construção colaborativa Plataforma digital Competências humanas |
topic |
Cultura digital Dimensões da cultura digital Construção colaborativa Plataforma digital Competências humanas |
description |
O conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-10T14:52:11Z 2020-05-01T00:00:00Z 2020-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8910 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, P. e Gouveia, L. (2020). As Dimensões Valorativas da Cultura Digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território. Relatório Interno 02/2020. *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade. Maio. Universidade Fernando Pessoa. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
*TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
*TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550769236213760 |