As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8910
Resumo: O conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento.
id RCAP_e7b3df725fbb2dafdaa8bffcfa3c9ad0
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8910
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um territórioCultura digitalDimensões da cultura digitalConstrução colaborativaPlataforma digitalCompetências humanasO conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento.*TRS, Tecnologia, Redes e SociedadeRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, PauloGouveia, Luis Borges2020-08-10T14:52:11Z2020-05-01T00:00:00Z2020-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8910porAraújo, P. e Gouveia, L. (2020). As Dimensões Valorativas da Cultura Digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território. Relatório Interno 02/2020. *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade. Maio. Universidade Fernando Pessoa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:08:05Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:34.855424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
title As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
spellingShingle As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
Araújo, Paulo
Cultura digital
Dimensões da cultura digital
Construção colaborativa
Plataforma digital
Competências humanas
title_short As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
title_full As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
title_fullStr As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
title_full_unstemmed As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
title_sort As dimensões valorativas da cultura digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território
author Araújo, Paulo
author_facet Araújo, Paulo
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Paulo
Gouveia, Luis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Dimensões da cultura digital
Construção colaborativa
Plataforma digital
Competências humanas
topic Cultura digital
Dimensões da cultura digital
Construção colaborativa
Plataforma digital
Competências humanas
description O conceito cultura, pode ser bem entendido como sendo todas as manifestações humanas refletidas nos hábitos e costumes das pessoas. O digital, por sua vez, é resultante dos processos de produção e desenvolvimento de tecnologias que remetem a uma equação constituída dos sofisticados processos históricos e culturais. Cultura digital é portanto, os processos de uso e incorporação no mundo da vida das civilizações atuais, destas tecnologias, construindo um novo ethos e com isso, um novo nomus ordenador de contexto. Estudar os agrupamentos humanos buscando captar a maneira que os atores percebem a cultura digital como artefato constitutivo e entranhado em sua vida diária e da instituição onde trabalha, assim também, as suas perceções, ou seja, o modo como suas mentes captam em si, esta nova cultura, poderá revelar condições fundamentais para o próprio processo de compreensão da transformação do analógico ao digital e os elementos resultantes ou intrínsecos neste pressuposto. As dimensões que servem de referência para um diagnóstico da cultura digital estão alicerçadas em valores subjetivos que objetivados sugerem mais competências humanas em detrimento das técnicas. Elas dialogam com valorações éticas nos processos de construção de hábitos e costumes elementos genealógicos da cultura. Pretendemos com este trabalho 1. Apresentar as sete dimensões da cultura digital e analisar suas estruturas de constituição. 2. Verificar os resultados captados após a operacionalização das sete dimensões em um questionário que poderá oferecer condições analíticas para o mapeamento do território em estudo. 3. Relacionar os resultados alcançados para o processo de construção colaborativa de uma plataforma digital, objeto em causa no doutoramento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10T14:52:11Z
2020-05-01T00:00:00Z
2020-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8910
url http://hdl.handle.net/10284/8910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, P. e Gouveia, L. (2020). As Dimensões Valorativas da Cultura Digital: um instrumento para o mapeamento analítico de um território. Relatório Interno 02/2020. *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade. Maio. Universidade Fernando Pessoa.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv *TRS, Tecnologia, Redes e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130322071191552