O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Paulo Jorge Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15558
Resumo: Em Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização.
id RCAP_e7c9f50524a389c786433852f1c17b9c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovensAcolhimento residencialCrianças e jovensAutonomizaçãoEducação informalDesenvolvimento comunitárioResidential careChildren and youthAutonomizationInformal educationCommunity developmentDomínio/Área Científica: Ciências da EducaçãoEm Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização.In Portugal, the number of children and young people in residential care is still quite high in comparison with other European countries, and studies have shown that the number of young people receiving this kind of social response been maintained over the years (Instituto de Segurança Social, 2017), with slight fluctuations. The Project “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” [The Future is Tomorrow, Change is Today!] is a Project of Education and Social Intervention guided by the Participatory Action-Research methodology that had the participation of some professionals and young people welcomed and had the global purpose of Promoting participation and involvement of professionals and the young people in the process of empowering young people, in residential care, for their autonomous life. Two general objectives were designed: promoting the proactivity and empowerment of young people and professionals in the selection and development of playful and pedagogical activities; and promoting the development of personal and social skills to empower young people. In order to be able achieve the general objectives, two Actions were developed: the first was called “O Mundo na Minha Mão” [The World in My Hand] and the second was called “Aprender a Brincar” [Learning to Play]. The evaluation carried out throughout the Project showed a positive and significant impact on the social reality and the participants themselves, as it promoted the proactivity and participation of all participants, as well as the development of some personal and social skills of young people. essential to the empowerment process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLage, Paulo Jorge Costa2020-03-03T11:59:43Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15558TID:202451437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:16.231241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
title O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
spellingShingle O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
Lage, Paulo Jorge Costa
Acolhimento residencial
Crianças e jovens
Autonomização
Educação informal
Desenvolvimento comunitário
Residential care
Children and youth
Autonomization
Informal education
Community development
Domínio/Área Científica: Ciências da Educação
title_short O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
title_full O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
title_fullStr O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
title_full_unstemmed O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
title_sort O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
author Lage, Paulo Jorge Costa
author_facet Lage, Paulo Jorge Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sílvia Araújo de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Paulo Jorge Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento residencial
Crianças e jovens
Autonomização
Educação informal
Desenvolvimento comunitário
Residential care
Children and youth
Autonomization
Informal education
Community development
Domínio/Área Científica: Ciências da Educação
topic Acolhimento residencial
Crianças e jovens
Autonomização
Educação informal
Desenvolvimento comunitário
Residential care
Children and youth
Autonomization
Informal education
Community development
Domínio/Área Científica: Ciências da Educação
description Em Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-03T11:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15558
TID:202451437
url http://hdl.handle.net/10400.22/15558
identifier_str_mv TID:202451437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131444483719168