O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15558 |
Resumo: | Em Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização. |
id |
RCAP_e7c9f50524a389c786433852f1c17b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovensAcolhimento residencialCrianças e jovensAutonomizaçãoEducação informalDesenvolvimento comunitárioResidential careChildren and youthAutonomizationInformal educationCommunity developmentDomínio/Área Científica: Ciências da EducaçãoEm Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização.In Portugal, the number of children and young people in residential care is still quite high in comparison with other European countries, and studies have shown that the number of young people receiving this kind of social response been maintained over the years (Instituto de Segurança Social, 2017), with slight fluctuations. The Project “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” [The Future is Tomorrow, Change is Today!] is a Project of Education and Social Intervention guided by the Participatory Action-Research methodology that had the participation of some professionals and young people welcomed and had the global purpose of Promoting participation and involvement of professionals and the young people in the process of empowering young people, in residential care, for their autonomous life. Two general objectives were designed: promoting the proactivity and empowerment of young people and professionals in the selection and development of playful and pedagogical activities; and promoting the development of personal and social skills to empower young people. In order to be able achieve the general objectives, two Actions were developed: the first was called “O Mundo na Minha Mão” [The World in My Hand] and the second was called “Aprender a Brincar” [Learning to Play]. The evaluation carried out throughout the Project showed a positive and significant impact on the social reality and the participants themselves, as it promoted the proactivity and participation of all participants, as well as the development of some personal and social skills of young people. essential to the empowerment process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLage, Paulo Jorge Costa2020-03-03T11:59:43Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15558TID:202451437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:16.231241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
title |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
spellingShingle |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens Lage, Paulo Jorge Costa Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomização Educação informal Desenvolvimento comunitário Residential care Children and youth Autonomization Informal education Community development Domínio/Área Científica: Ciências da Educação |
title_short |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
title_full |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
title_fullStr |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
title_sort |
O futuro é amanhã, a mudança é hoje! Um projeto de educação e intervenção social em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens |
author |
Lage, Paulo Jorge Costa |
author_facet |
Lage, Paulo Jorge Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Sílvia Araújo de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lage, Paulo Jorge Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomização Educação informal Desenvolvimento comunitário Residential care Children and youth Autonomization Informal education Community development Domínio/Área Científica: Ciências da Educação |
topic |
Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomização Educação informal Desenvolvimento comunitário Residential care Children and youth Autonomization Informal education Community development Domínio/Área Científica: Ciências da Educação |
description |
Em Portugal, o número de crianças e jovens em acolhimento residencial é ainda bastante elevado em comparação com os restantes países da Europa e os estudos têm revelado que o número de jovens acolhidos neste tipo de resposta social se tem mantido em níveis semelhantes ao longo dos anos (Instituto de Segurança Social, 2017), apenas com ligeiras flutuações. O Projeto “O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje!” é um Projeto de Educação e Intervenção Social orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa que contou com a participação de alguns profissionais e jovens acolhidos e tinha como finalidade a “Promoção da participação e do envolvimento dos profissionais e dos jovens no processo de autonomização dos jovens em acolhimento residencial”. Foram desenhados dois objetivos gerais: promover a proatividade e o empoderamento dos jovens e dos profissionais na seleção e no desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas; e promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à autonomização dos jovens. De forma a concretizar os objetivos gerais definidos, desenvolveu-se duas Ações: a primeira foi denominada “O Mundo na Minha Mão” e a segunda foi denominada “Aprender a Brincar”. A avaliação realizada ao longo de todo o Projeto evidenciou um impacto positivo e significativo na realidade social e nos próprios participantes, uma vez que foi promovida a proatividade e a participação de todos os participantes, assim como o desenvolvimento de algumas competências pessoais e sociais dos jovens essenciais para o processo de autonomização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-03-03T11:59:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15558 TID:202451437 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15558 |
identifier_str_mv |
TID:202451437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131444483719168 |