A Influência da Autoavaliação nas Aprendizagens dos Alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Pedro Emanuel de Sousa Lavos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14205
Resumo: A apresentação deste relatório surge como resultado da análise e reflexão do Estágio Pedagógico, realizado na turma do 9.ºB, no ano letivo 2021/2022, no Agrupamento de Escolas Dom João II, inserido na Unidade Curricular anual de Estágio Pedagógico, do Segundo Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pelo Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior. Tendo terminado a minha licenciatura de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Física no ano de 2006, na Escola Superior de Educação de Leiria, decidi completar a minha formação com este mestrado, alargando os meus conhecimentos e ficando apto a lecionar também no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, realizando assim um sonho antigo. Foi-nos proposta a realização de um estudo de investigação com um tema à nossa escolha. O tema escolhido por mim, e que irei investigar e desenvolver, terá como objetivo perceber qual a Influência da Autoavaliação nas Aprendizagens dos Alunos. É efetuado com uma metodologia mista, onde foram aplicados questionários para compreender a influência da autoavaliação nas aprendizagens dos alunos, antes e depois da EF, bem como a análise que diz respeito à análise de avaliação sumativa dos três períodos escolares, considerando uma amostra constituída por 19 alunos de uma turma do 9ºano de escolaridade. A turma foi dividida em dois grupos, um de 10 e outro de 9 alunos, com o objetivo de um grupo realizar a autoavaliação durante as aulas numa Unidade Didática, e o outro realizava essa autoavaliação noutra Unidade Didática, por forma a compararmos o desempenho dos alunos, com e sem a realização da autoavaliação nas aulas. Tendo como base o estudo efetuado e de todas as informações que foram recolhidas no decorrer deste, associadas à perceção dos alunos sobre a autoavaliação, evidenciou-se primeiramente que este tipo de avaliação nas aulas teve uma influência positiva na aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho. A principal limitação sentida no decorrer do trabalho foi essencialmente a demora na recolha de dados dos alunos, bem como o facto de se tratar de uma amostra de pequeno tamanho.
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Tendo terminado a minha licenciatura de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Física no ano de 2006, na Escola Superior de Educação de Leiria, decidi completar a minha formação com este mestrado, alargando os meus conhecimentos e ficando apto a lecionar também no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, realizando assim um sonho antigo. Foi-nos proposta a realização de um estudo de investigação com um tema à nossa escolha. O tema escolhido por mim, e que irei investigar e desenvolver, terá como objetivo perceber qual a Influência da Autoavaliação nas Aprendizagens dos Alunos. É efetuado com uma metodologia mista, onde foram aplicados questionários para compreender a influência da autoavaliação nas aprendizagens dos alunos, antes e depois da EF, bem como a análise que diz respeito à análise de avaliação sumativa dos três períodos escolares, considerando uma amostra constituída por 19 alunos de uma turma do 9ºano de escolaridade. A turma foi dividida em dois grupos, um de 10 e outro de 9 alunos, com o objetivo de um grupo realizar a autoavaliação durante as aulas numa Unidade Didática, e o outro realizava essa autoavaliação noutra Unidade Didática, por forma a compararmos o desempenho dos alunos, com e sem a realização da autoavaliação nas aulas. Tendo como base o estudo efetuado e de todas as informações que foram recolhidas no decorrer deste, associadas à perceção dos alunos sobre a autoavaliação, evidenciou-se primeiramente que este tipo de avaliação nas aulas teve uma influência positiva na aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho. A principal limitação sentida no decorrer do trabalho foi essencialmente a demora na recolha de dados dos alunos, bem como o facto de se tratar de uma amostra de pequeno tamanho.The presentation of this report arises as a result of the analysis and reflection of the Pedagogical Internship, carried out in the 9th B class, in the academic year 2021/2022, at the School Group - Dom João II, inserted in the annual Curricular Unit of Pedagogical Internship, of the Second Cycle (Ciclo) of Studies in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, by the Department of Sport Sciences, of the University of Beira Interior. Having finished my degree in Teaching Basic Education, Physical Education Variant in 2006, at the college - Escola Superior de Educação de Leiria, I decided to complete my training with this master's degree, expanding my knowledge and being able to also teach in the 3rd cycle Basic Education and Secondary Education, thus realizing an old dream. We were proposed to carry out a research study with a theme of our choice. The theme chosen by me and which I will investigate and develop, will aim to understand the Influence of Self-Assessment on Student Learning. It is carried out with a mixed methodology, where questionnaires were applied to understand the influence of selfassessment on student learning, before and after PE (Physical Education), as well as, the analysis that concerns the summative assessment analysis of the three school periods, considering a sample consisting of 19 students from a 9th grade class. The class was divided into two groups, one of 10 and the other of 9 students, with the aim of one group carrying out self-assessment during classes in a Teaching Unit, and the other carrying out this self-assessment in another Teaching Unit, in order to compare the performance of students, with and without self-assessment in class. Based on the study carried out and all the information that was collected during this study, associated with the student’s perception of self-assessment, it was first evident that this type of assessment in classes had a positive influence on student learning and on the improvement of their performance.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumMatos, Pedro Emanuel de Sousa Lavos2024-01-29T14:40:17Z2023-11-272023-10-092023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/14205TID:203486625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:19.996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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