A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20220 |
Resumo: | O presente trabalho, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, pretende, de forma clara, objetiva e concisa, demonstrar a experiência vivida e as atividades desenvolvidas enquanto aluna, observadora e Professora estagiária de turmas do 2º e 3º Ciclo (6º e 8º Ano) de uma escola pública na região de Lisboa durante o Ano Letivo de 2015/2016, bem como realizar uma reflexão crítica sobre a prática do ensino e aprendizagem da música em ambiente de sala de aula no ensino público. Este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, subordinado ao tema “A Importância da Música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff”, desenvolve-se em quatro momentos principais, sob a forma de capítulos: o primeiro, dedicado à disciplina de Educação Musical inserida no contexto das orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação e Ciência; o segundo relata a conjuntura (matriz social envolvente e população escolar, Projeto Educativo); o terceiro, uma descrição objectiva e fundamentada da actividade desenvolvida na P.E.S. com as turmas envolvidas ao longo do Ano Letivo de 2015/2016, e uma reflexão sobre as aulas observadas e lecionadas; o quarto, procurará lançar as bases para um projecto de investigação centrado na apresentação e discussão teórica das actividades e experiências desenvolvidas junto do universo escolar em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, com o objectivo de identificar que importância assume a Música para os alunos do 2º Ciclo. |
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