Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14519
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_e9506711a2c53e705d4cec6a141c87fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolarCriançasEmoçõesEducação ArtísticaDesenvolvimento emocionalChildrenEmotionsArtistic educationEmotional developmentRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente trabalho de investigação intitula-se EmocionArte: A educação artística como meio de reconhecer as emoções. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre o processo de intervenção desenvolvido durante dezoito semanas de prática, realizada numa sala de Jardim de Infância com 26 crianças na faixa etária dos 3 anos. Além de reunir evidências da prática pedagógica, este relatório apresenta ainda uma investigação delineada no decorrer da minha intervenção, e uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade enquanto educadora de infância. No que diz respeito à investigação, pretende-se analisar a pertinência da área curricular da educação artística como veículo de desenvolvimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, através do método estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta, a aplicação de um teste de reconhecimento das emoções (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) às crianças do grupo, através de uma entrevista estruturada, e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) A educação artística é valorizada como meio de reconhecimento das emoções; ii) As crianças têm mais facilidade em reconhecer emoções do que a expressá-las; iii) A alegria é a emoção que as crianças identificam com maior facilidade, associada a expressões faciais e situações estereotipadas.ABSTRACT This report, entitled EmocionArte: The artistic education as a veicle to recognizing emotions, was developed within the scope of the Supervised Professional Practice, module II. Its main purpose is to reflect, in a critical and reflexive way, about the intervention process developed during the eighteen weeks of practice, which took place in a private institution, with a group of 26 children, aged 3. In addition to gathering evidence of pedagogical practice, this report also presents an investigation outlined during my intervention, and a reflection on the process of building professionalism as a kindergarten teacher. It is intended, through this investigation, to verify the relevance of artistic education as a vehicle for emotional development in preschool children. A quantitative investigation was used, through the case study method, using the following techniques: direct observation, the application of a test (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) to the children of the group, through a structured interview, and documentary analysis. The results point to the following: i) Artistic education is valued as a mean to recognizing emotions; ii) Children find it easier to recognize than express emotions; iii) Joy is the emotion that children identify more easily, associated with facial expressions and stereotyped situations.Simões, AnaRCIPLFreire, Mariana Vilhena Loução Vicente2022-03-28T08:35:46Z2021-07-192021-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14519TID:202935680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.745903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
title Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
spellingShingle Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente
Crianças
Emoções
Educação Artística
Desenvolvimento emocional
Children
Emotions
Artistic education
Emotional development
title_short Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
title_full Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
title_fullStr Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
title_full_unstemmed Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
title_sort Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
author Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente
author_facet Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Emoções
Educação Artística
Desenvolvimento emocional
Children
Emotions
Artistic education
Emotional development
topic Crianças
Emoções
Educação Artística
Desenvolvimento emocional
Children
Emotions
Artistic education
Emotional development
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19
2021-07-19T00:00:00Z
2022-03-28T08:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14519
TID:202935680
url http://hdl.handle.net/10400.21/14519
identifier_str_mv TID:202935680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494682583040