Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14519 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_e9506711a2c53e705d4cec6a141c87fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14519 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolarCriançasEmoçõesEducação ArtísticaDesenvolvimento emocionalChildrenEmotionsArtistic educationEmotional developmentRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente trabalho de investigação intitula-se EmocionArte: A educação artística como meio de reconhecer as emoções. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre o processo de intervenção desenvolvido durante dezoito semanas de prática, realizada numa sala de Jardim de Infância com 26 crianças na faixa etária dos 3 anos. Além de reunir evidências da prática pedagógica, este relatório apresenta ainda uma investigação delineada no decorrer da minha intervenção, e uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade enquanto educadora de infância. No que diz respeito à investigação, pretende-se analisar a pertinência da área curricular da educação artística como veículo de desenvolvimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, através do método estudo de caso, com o recurso às seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta, a aplicação de um teste de reconhecimento das emoções (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) às crianças do grupo, através de uma entrevista estruturada, e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) A educação artística é valorizada como meio de reconhecimento das emoções; ii) As crianças têm mais facilidade em reconhecer emoções do que a expressá-las; iii) A alegria é a emoção que as crianças identificam com maior facilidade, associada a expressões faciais e situações estereotipadas.ABSTRACT This report, entitled EmocionArte: The artistic education as a veicle to recognizing emotions, was developed within the scope of the Supervised Professional Practice, module II. Its main purpose is to reflect, in a critical and reflexive way, about the intervention process developed during the eighteen weeks of practice, which took place in a private institution, with a group of 26 children, aged 3. In addition to gathering evidence of pedagogical practice, this report also presents an investigation outlined during my intervention, and a reflection on the process of building professionalism as a kindergarten teacher. It is intended, through this investigation, to verify the relevance of artistic education as a vehicle for emotional development in preschool children. A quantitative investigation was used, through the case study method, using the following techniques: direct observation, the application of a test (Affect Knowledge Test: Denham, 1986) to the children of the group, through a structured interview, and documentary analysis. The results point to the following: i) Artistic education is valued as a mean to recognizing emotions; ii) Children find it easier to recognize than express emotions; iii) Joy is the emotion that children identify more easily, associated with facial expressions and stereotyped situations.Simões, AnaRCIPLFreire, Mariana Vilhena Loução Vicente2022-03-28T08:35:46Z2021-07-192021-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14519TID:202935680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.745903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
title |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
spellingShingle |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente Crianças Emoções Educação Artística Desenvolvimento emocional Children Emotions Artistic education Emotional development |
title_short |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
title_full |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
title_fullStr |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
title_sort |
Emocionarte: a educação artística como meio de reconhecer as emoções no pré-escolar |
author |
Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente |
author_facet |
Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Mariana Vilhena Loução Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Emoções Educação Artística Desenvolvimento emocional Children Emotions Artistic education Emotional development |
topic |
Crianças Emoções Educação Artística Desenvolvimento emocional Children Emotions Artistic education Emotional development |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-19 2021-07-19T00:00:00Z 2022-03-28T08:35:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14519 TID:202935680 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14519 |
identifier_str_mv |
TID:202935680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494682583040 |