Estratégias promotoras de inclusão numa sala de 1ºCiclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8360 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 11548/2020 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 153, de 7 de agosto de 2020. |
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Estratégias promotoras de inclusão numa sala de 1ºCicloEducação iinclusivaEstratégias1º Ciclo do Ensino BásicoMedidas de suporte à aprendizagem e inclusãoInclusive educationStrategiesPrimary schoolMeasures to support learning and inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 11548/2020 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 153, de 7 de agosto de 2020.O presente estudo foi elaborado no decorrer da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2020/2021. A prática de ensino supervisionado decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, numa sala de 3º ano de escolaridade. A turma era composta por 24 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. Incluído neste grupo encontra-se um aluno que foi sinalizado como criança com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, abrangido pelo decreto de lei 54/2018. Este aluno usufrui de medidas seletivas e adicionais. Neste contexto, senti a necessidade de perceber quais as estratégias que podem ser usadas para promover a inclusão no 1º ciclo de alunos com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. Visto que considero que os princípios da inclusão dão a oportunidade a todos os alunos terem acesso à aprendizagem respeitando a individualidade de cada um. A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, registos no diário de bordo, portfólio, conversas informais e recolha documental. A análise do estudo permitiu perceber que a educação inclusiva é composta de estratégias e métodos diferenciados. As principais estratégias utilizadas para a promoção da inclusão em sala de aula foram o trabalho cooperativo, em grupos ou pares. Resultando uma maior interação, respeito e confiança entre o aluno abrangido pelas medidas de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão e os restantes colegas.The present study was elaborated during the Course Unit of Supervised Practice in 1st to 4th grade of Basic Education, in the year 2020/2021. The supervised teaching practice took place in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), in a 3rd grade classroom. The classroom consisted of 24 children, aged between 8 and 9 years. Included in this group is a student who was flagged as a child in need of measures to support learning and inclusion, covered by the law 54/2018. This student enjoys selective and additional measures. At this context, I felt the need to understand which strategies can be used to promote inclusion for the primary school pupils with the need for measures that support learning and inclusion, using the peer group and what role the teacher and peers play in the strategies used to promote inclusion. I believe that the principles of inclusion, give all students the opportunity to have access to an apprenticeship that respects the individuality of each other. To carry out this study, the methodology used was qualitative and the data collection instruments used were the observation, logbook, portfolio, informal conversations, and documentary collection. The analysis of the study allowed us to realize that inclusive education is made up of different strategies and methods. The main strategies used to promote inclusion in the classroom were, cooperative work, in groups or pairs. Resulting in greater interaction, respect and trust between the student covered by the learning support measures and inclusion, and other colleagues.Gaitas, SérgioRepositório do ISPASimões, Patrícia Alexandra de Jesus2021-11-17T11:46:37Z2021-07-302021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8360TID:202787095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:11.752584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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